O que é?

A palavra Granola foi criada como termo comercial, pelo americano W.K. Kellogg, bem sucedido fabricante de cereais matinais, há mais de cem anos. Sua formula original, de acordo com o Oxford English Dictionary, consistia em uma mistura de trigo, aveia e farinha de milho.

O alimento ainda hoje, é um dos mais consumido pelos americanos no café da manhã e há algum tempo foi adicionado à mesa dos brasileiros. Aqui comemos granola com leita, iogurte, na forma de barras de cereal, sobre sorvetes, coalhadas, frutas (açaí) e mesmo pura. Atualmente a granola é composta por uma combinação de aveia, castanhas e frutas secas tostadas com açúcar mascavo ou mel.

Para que serve?

Trata-se de um alimento nutritivo, que proporciona muita energia para quem o consome e principalmente, ele é muito prático. Por ser seca a granola pode ser transportada facilmente e permanecer fresca por muito tempo se for acondicionada em local livre de umidade.

Ao comprar sua granola inspecione o teor de açúcar e gordura: Para a granola ser benéfica à saúde é preciso que ela contenha bastante fibras e seja pobre em calórias e açúcares.

Observe a composição da sua granola: A mistura de carboidratos e gorduras aquecidos pode produzir algumas moléculas difíceis de serem digeridas pelo nosso organismo. Por isso, variadas formas de preparo da granola vão resultar diferentes composições químicas. Alguns fabricantes usam alimentos que funcionam só para dar volume, ou seja, não tem valor nutricional interessante. Os flocos de arroz por exemplo, são deste tipo.

Quantidade de açúcar: O ideal é que a quantidade não exceda 8 gramas por porção. Atenção para produtos como: xarope de milho; caldo de cana; melaço; xarope de arroz ou de aveia: todos são variações de açúcares.

Calorias: Granolas saudáveis não devem ter mais que 400 calorias para cada ¼ de copo, cerca de 30 gramas.

Gorduras Extras: Procure granolas que contenham gorduras insaturadas, boas para o coração e sementes com ômega 3, mas não deixe que a quantidade de gordura passe de 2 a 3 gramas para cada 30 gramas do produto.

Muitas granolas possuem gordura hidrogenada, o que faz muito mal para o coração.

8 Benefícios da Granola

A Granola é rica em vitaminas A, C e E, minerais, fibras, sódio, potássio, zinco, fósforo, magnésio, cálcio, vitaminas do complexo B e ferro.

Ela pode ajudar a regular a digestão e melhorar o funcionamento geral dos órgãos. Tem também o poder de baixar o colesterol, ajudar nos programas de perda de peso, melhorar a saúde do coração, aumentar energia e previne a anemia. Ajuda a baixar os níveis da pressão arterial, aumenta a cognição, melhora a aparência da pele, estimula o crescimento de novos tecidos, fortalece os ossos, ajuda a controlar o diabetes e estimula o desenvolvimento hormonal.

Colesterol: Particularmente úteis para diminuir o colesterol são as fibras solúveis encontradas na aveia. As fibras solúveis se ligam aos ácidos biliares e juntos, eles quebram moléculas de gordura, reduzindo-as e fazendo com que elas atravessem o trato digestivo e sejam removidas do organismo.

Perda de Peso: As fibras contidas nos cereais integrais da granola ajudam a manter a sensação de saciedade por retardarem o processo da digestão, por isso é indicada a pessoas que querem perder peso. Alguns ingredientes da granola podem ser mais calóricos como as castanhas, mas a energia que elas proporcionam ao organismo e os benefícios das fibras no trato intestinal, compensam o consumo por pacientes em dieta de redução de peso. Mas fique atento á tabela de composição de sua granola e procure as que possuem menos alimentos calóricos.

Saúde ao Coração: As fibras contidas na granola melhoram a saúde do coração porque removem o LDL, ou seja, o colesterol ruim das artérias, assim como outras gorduras que levam à doenças cardíacas como a aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.

Controle do Diabetes: Pacientes com Diabetes, que conseguem controlar o consumo diário de açúcar, podem consumir granola em moderadas quantidades e serem beneficiados por suas propriedades. Por possuir alta concentração de manganês, a granola pode funcionar como um regulador do nível de açúcar no sangue através da sua capacidade de estimular ou inibir a liberação de insulina. A regularização dos picos de insulina no sangue é um dos maiores desafios das pessoas com Diabetes.

Prevenção do Câncer: Os grãos integrais, as castanhas e as sementes, devem fazer parte da nossa alimentação, porque são ricos em fibras, vitamina B e fitoquímicos que ajudam a manter as nossas células com saúde para combater o câncer e outras doenças. A granola é uma excelente fonte de todos esses alimentos protetores do nosso corpo. O manganês, bastante concentrado na granola, tem propriedades antioxidantes que ajudam o organismo a se livrar dos radicais livres, responsáveis por causar mutações no DNA de células saudáveis, transformando-as em células cancerígenas.É benéfico que se prepare a sua própria granola, com os ingredientes que mais beneficiam a cada um, em suas necessidades.

Previne a Anemia: Outro benefício da granola é prevenir a carência de ferro no organismo, pois a aveia é uma grande fonte deste mineral. Quando falta ferro no organismo, há uma deficiência de glóbulos vermelhos no sangue, a anemia. Ela causa cansaço, dores de cabeça, problemas intestinais e dificuldade de aprendizagem. Cada porção de um copo de granola possui o equivalente a um terço da necessidade diária de consumo de ferro.

Aumento da Cognição: Em vários aspectos, a granola é muito benéfica ao cérebro. O ômega 3, que é um tipo de gordura poli-insaturada, presente na granola, é essencial para o bom funcionamento do cérebro. É também fonte de vitamina E , que é um antioxidante que protege o nosso corpo de radicais livres e melhora o funcionamento do sistema nervoso. As vitaminas do complexo B dão suporte a energia gasta no nosso metabolismo e nas funções nervosas e ainda previne certas más formações no tubo neural dos bebês. O alto teor de potássio e o baixo teor de sódio da granola funcionam como vaso dilatadores, diminuindo a pressão sanguínea, melhorando a circulação do sangue e em consequência, oxigenando o cérebro.

Abaixa os Níveis da Pressão Arterial: Os grãos integrais contidos na granola, como a aveia podem baixar a pressão sanguínea porque contém alta concentração de potássio e pouco sódio.Para aumentar a concentração de potássio na dieta, pode-se acrescentar frutas secas e frescas, como bananas e consumi-las com leite desnatado ou iogurte natural.

EXTRA: Sem falar nos benefícios à pele e cabelos: A vitamina E presente em grande teor na granola, é fundamental para vários processos no nosso corpo, incluindo os que previnem o envelhecimento da pele e o fortalecimento dos cabelos. A vitamina E também melhora a saúde do coração, aumentando a irrigação sanguínea nas extremidades dos folículos capilares e das unhas, melhorando sua saúde e aparência.

Fonte: Saúde Medicina