A batata doce

Originária das Américas Central e Sul, a batata doce é também chamada de Ipomoea batatas L.. Podendo ser encontrada com facilidade desde o México até a Colômbia, há relatos de seu uso há mais de 10 mil anos, tendo sido encontradas batatas secas em cavernas no Peru e em escritos arqueológicos da região em que viviam os Maias, na América Central.

Pertencente à família botânica Convolvulacae, que tem mais de 50 gêneros e mais de 1000 espécies, a batata doce é de cultivo econômico. A espécie aquática é cultivada especialmente na China e na Malásia, sendo os brotos e as folhas consumidos como tipos de hortaliça.

A batata doce pode ser encontrada nas cores externas roxa, branca ou amarelada. Classificada de acordo com o formato, o tamanho, a cor interna e a cor das folhas, ela tem o seu período de safra de janeiro a julho no Brasil.

Propriedades da batata doce

Cada 100 gramas de batata doce tem cerca de 116 calorias. Rica em carboidratos, contem, principalmente, vitaminas do complexo B, vitamina A, cálcio, ferro e fósforo. De baixo índice glicêmico, a batata doce faz muito bem para a saúde, sendo muito utilizada por fisiculturistas e atletas de uma forma geral.

Fonte de vitamina C e poderosa antioxidante, a batata doce pode ser consumida cozida em água fervente com a panela tampada, de forma a não perder nutrientes. Outras formas de consumo são assada ou frita, entretanto, ela não é tão saudável quando frita, pois gordura em excesso é altamente prejudicial à saúde. Preparada junto de carnes e legumes fica uma delícia, podendo também ser usada para rechear tortas e doces.

Em local seco e arejado, a batata doce fica conservada por até 20 dias. Suas folhas também podem ser consumidas e são de alto valor nutritivo. Confira abaixo alguns benefícios da batata doce para a saúde.

Estimula o aparelho digestivo e reduz o risco de enfisemas

A batata doce é uma excelente fonte de fibras dietéticas, o que influencia para o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disto, estudos recentes comprovaram que a batata doce é capaz de remover metais pesados, como o mercúrio e o arsênio, do trato digestivo.

Fumantes devem ingerir grandes quantidades de vitamina A, já que, a deficiência nesta vitamina associado ao tabagismo eleva o risco de um enfisema pulmonar. Por fornecer mais de 90% das necessidades diárias de vitamina A ao corpo, a batata doce é, portanto, altamente recomendada nestes casos.

Acalma o estômago e reduz os níveis de açúcar no sangue

A batata doce é um ótimo calmante para o estômago, pois, rica em vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, vitamina C e beta caroteno, ela previne o surgimento de úlceras. Além disto, por ser rica em fibras, a batata doce ajuda a prevenir a acidez e a prisão de ventre, consequentemente, reduzindo também risco de úlceras no estômago. Quando da existência de úlceras, a batata doce atua como um anti-inflamatório e auxilia no combate à dor.

A batata doce possui carotenoides que podem ajudar o corpo a estabilizar o nível de açúcar no sangue. Além disto, a quantidade de vitamina B6 que possui auxilia na resistência do coração de pessoas diabéticas. O teor de fibras da batata doce ajuda também na redução do nível de açúcar no sangue, assim como no controle do colesterol.

Previne artrite e auxilia na queima de gordura

Rica em beta-criptoxantina, a batata doce é capaz de atuar na prevenção de doenças inflamatórias crônicas, como, por exemplo, a artrite reumatoide. Além disto, por ser rica em vitamina C, a batata doce potencializa o efeito do colágeno, reduzindo consideravelmente o risco de desenvolvimento de várias formas de artrite.

A batata doce é também grande aliada de quem pratica atividades físicas, sendo uma ótima fonte de energia. Além de fornecer energia, a batata doce é capaz de ajudar na queima de gordura e no ganho de massa muscular, já que libera lentamente glicose no sangue.

Fortalece o sistema imunológico e é antioxidante

A batata doce é rica em vitamina C, fundamental para a construção dos ossos e para a cicatrização. A vitamina C é também uma das grandes responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico, portanto, investir no seu consumo ajuda a manter o corpo forte, saudável e protegido.

Outro benefício do consumo de batata doce é o fato de ela atuar como um antioxidante natural, por ser rica em uma proteína que age neste sentido. Além de reduzir os sinais da idade, a batata doce ainda protege o cérebro e outras partes do sistema nervoso de inflamações diversas.

Enfim, são muitos os benefícios quando do consumo da batata doce. Ingerir alimentos naturais é algo fundamental, de forma a manter o organismo sempre protegido. Aposte no consumo de raízes, legumes, frutas e verduras e viva mais e melhor.

Fonte: Saúde Medicina