O que é levedura?

Leveduras são fungos constituídos de uma única célula, ou seja, são unicelulares. Elas não são, portanto, visíveis a olho nu e para observa-las deve-se usar um microscópio. A grande maioria das leveduras são ovais e elas se reproduzem de forma assexuada através de brotamento. Com isso, uma levedura pode dar origem a outra sozinha, sem a necessidade de outra levedura.

As leveduras vivem em lugares com bastante matéria orgânica ou ainda como parasitas nos seres vivos. Em seres humanos elas podem, inclusive, provocar doenças. A candidíase, por exemplo, é provocada por uma levedura chamada Cândida Albicans que afeta a genitália feminina.

Algumas espécies de leveduras são usadas para fabricação de alimentos e de bebidas. Dentre as bebidas que fazem uso de leveduras podemos destacar a cerveja e o vinho. Elas são também bastante utilizadas na fabricação de pão, atuando como fermentos. A levedura da cerveja oferece vários benefícios à saúde tais como melhora no trânsito intestinal e ajuda na redução do peso. Falaremos em detalhes sobre os benefícios mais abaixo.

O levedo de cerveja

Fermento inativo com grande concentração de proteína e de vitaminas do complexo B, o levedo de cerveja traz uma série de benefícios à saúde. Especialmente para vegetarianos o levedo de cerveja é bastante indicado, já que oferece uma quantidade significativa de proteínas.

O levedo de cerveja é obtido da fermentação da levedura da cerveja, fungo que cresce no lúpulo. Ele possui sabor amargo e odor característico, além de coloração amarela-acastanhada. Rico em nutrientes variados, o levedo de cerveja, ou a levedura da cerveja, traz uma série de benefícios à saúde.

Propriedades nutricionais

Rico em proteína de fácil ingestão, o levedo de cerveja, proveniente da levedura da cerveja, oferece aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do corpo humano e é indicado principalmente para vegetarianos. O levedo de cerveja oferece proteínas que não são fabricadas pelo corpo humano e que são essenciais para a proteção de infecções, para a reparação de órgãos, de células, de músculos, para o crescimento e para a produção de hormônios e de enzimas.

A levedura de cerveja é também importante fonte de vitaminas do complexo B, sendo o levedo de cerveja rico em vitamina B1, em vitamina B2, em vitamina B3, em vitamina B6 e em folato. As vitaminas do complexo B desempenham importantes funções no organismo tais como produção de energia e manutenção do bom funcionamento do cérebro. As vitaminas do complexo B são também essenciais para o cabelo, a pele e as unhas, deixando-os mais bonitos e saudáveis.

As vitaminas do complexo B atuam também na queima de gorduras, no sistema digestivo e na redução do estresse, além de garantirem melhores noites de sono. Por fim, a levedura de cerveja ainda oferece potássio, magnésio, zinco, fósforo e ferro.

Benefícios da levedura de cerveja

Com base nas propriedades nutricionais pode-se imaginar os benefícios trazidos quando do consumo regular. O levedo, por exemplo, fornece energia ao copo e ajuda a manter as células saudáveis, assim como protege do envelhecimento precoce, da queda de cabelo e de vários tipos de cânceres.

Outro benefício quando do consumo é o fortalecimento do sistema imunológico, atuando no combate a infecções e crescimento de tumores. O levedo de cerveja, subproduto da fermentação da levedura de cerveja, atua na prevenção da gastroenterite e no combate à bactéria Clostridium difficile, resistente a antibióticos e causadora de diarreia. A levedura de cerveja é também capaz de controlar o nível de colesterol e de glicose no organismo, assim como é muito eficiente na melhora do trânsito intestinal.

Por fim, vale a pena destacar a eficiência da levedura de cerveja na redução do peso, sendo uma interessante alternativa para quem deseja emagrecer. O levedo de cerveja é rico em fibras e em proteínas, o que rapidamente gera a sensação de saciedade quando da ingestão. O alimento mostrou-se bastante eficiente nesse sentido, sempre quando acompanhado da prática de atividades físicas.

Como consumir

Devido ao forte odor e sabor, o levedo de cerveja, subproduto da fermentação da levedura da cerveja, é encontrado em pó ou em flocos, para que possa ser misturado a outros alimentos. Ele pode ser acrescentado no leite e na vitamina, por exemplo, assim como pode ser polvilhado em sopas ou em iogurtes.

Recomenda-se a ingestão de uma colher de café por dia no início. Deve-se dobrar a dose com o passar dos dias até se atingir a quantidade ideal que é de uma a duas colheres de sopa de levedo de cerveja por dia. Doses excessivas podem causar certos transtornos como diarreia, gases e náuseas, por isso, não é recomendado tomar mais de duas colheres de sopa de levedo de cerveja por dia. Essa é uma excelente opção para quem quer viver mais e melhor, ajudando, inclusive, na redução do peso e na melhor do transito intestinal.

Fonte: Saúde Medicina