As baixas temperaturas chegaram e, junto com elas, uma menor exposição do nosso corpo ao sol. Para usufruir das praticidades que o inverno traz, nada melhor do que apostar em tratamentos estéticos para a pele com efeitos de rejuvenescimento e extinção de manchas - já que, convenhamos, ninguém vai à praia de biquíni desfrutar temperaturas de 12º no meio do mês de maio.


Embora os cuidados com a pele devam ser contínuos durante toda a vida, a dermatologista Tatiana Jerez ressalta que o inverno "é uma época de menor exposição, com a pele menos bronzeada, o que eleva o grau de segurança e garante uma recuperação mais confortável. Como esses ativos são potencialmente irritantes e deixam a pele sensível à luz, evitar o sol é fundamental para que as manchas não piorem ao invés de serem tratadas". Ou seja, diga adeus aos dias de praia (por um curto período, é claro) e aposte nos benefícios dos principais ácidos que reparam e tratam a pele (e que não devem nem ser considerados se você planeja uma viagem ao litoral!).


Normalmente, após o procedimento, reações como descamação, ardência, aspereza e vermelhidão vem à tona. Por isso, intensificar os cuidados é indispensável. "O filtro solar é obrigatório, mesmo em dias nublados. O FPS mínimo deve ser 30, com reaplicações a cada duas horas. Uma dica para ajudar no ressecamento e na sensação de ardor é borrifar água termal geladinha várias vezes ao dia, além de caprichar na hidratação", aconselha a dermatologista Thaís Jerez.

Além disso, Tatiana e Thaís recomendam o uso de tratamentos paralelos como luz intensa pulsada e lasers para potencializar a ação dos ácidos. E se você deseja saber um pouco mais sobre a função dos principais produtos no mercado, confira abaixo uma lista dos carros-chefe e descubra como tirar o melhor de cada um deles. Tome nota:


Ácido Salicílico

-

Penetra bem na glândula sebácea e, justamente por isso, é muito útil no tratamento da pele oleosa ou com acne. Também tem indicação para manchas superficiais e poros dilatados, além de ação antimicrobiana. É incluído nas fórmulas de sabonetes e loções adstringentes. Seu uso é proibido por gestantes.


Ácido Retinoico

-

Ativo mais eficaz na produção do colágeno, ajuda na redução de rugas e linhas de expressão. Também pode ser usado no tratamento da acne, da pele envelhecida pelo tempo ou sol, e antes de peelings e lasers para um melhor resultado. Como é naturalmente irritante, causa descamação e vermelhidão nos dias seguintes à aplicação. É também proibido durante as gestações. Por isso, produtos industrializados que contêm ácido retinoico precisam de receita para serem comercializados, além de acompanhamento médico para serem usados.


Ácido Hialurônico

-

Na verdade, é um componente natural da pele. Com o avanço da idade ele diminui e formam-se as rugas. Em cosméticos, sua principal ação é hidratante, melhorando o viço, suavizando rugas e marcas. Na forma injetável, é usado para repor volume no contorno da face, nos lábios, no bigode chinês e nas olheiras. Sua durabilidade é de aproximadamente 2 anos.



Ácido Ferúlico - É um poderoso antioxidante, protegendo a pele contra as agressões da poluição e os danos causados pela radiação UV. Também tem ação anti-idade, estimulando a síntese de colágeno e combatendo a perda de firmeza e elasticidade. É usado em protetores solares ou em produtos de combate aos efeitos nocivos do sol.


Ácido Glicólico

- Favorece o processo de renovação celular e estimula a produção de colágeno. É considerado um esfoliante mais agressivo, indicado para o tratamento do fotoenvelhecimento, da acne e das estrias. O resultado, notado depois de dois ou três meses de uso à noite e em dias alternados, é uma pele mais uniforme, firme, hidratada e brilhante.

Ácido Mandélico

-

Retirado das amêndoas, tem ação clareadora e despigmentante, inclusive para o tratamento do melasma. Também tem indicação anti-aging. Seu tratamento deve ser mantido por meses para o desaparecimento gradual das rugas e marcas de expressão.


Ácido Kójico

-

Tem função clareadora importantíssima, evitando que as células fabriquem melanina. Não à toa, é usado no tratamento de manchas e melasma. Seu efeito ocorre após duas a quatro semanas de uso contínuo, podendo demorar mais em pessoas de pele oleosa. É permitido também no verão, dificilmente causando irritação.


Ácido Azelaico

-

Tem propriedades de renovação celular e clareamento. Pode ser usado em peles mais sensíveis, como as com rosácea, e também durante as gestações, com total segurança.


Ácido Tioglicólico

-

Com ação clareadora, pode ser usado em cremes de uso doméstico ou em peelings. É o queridinho do momento para o tratamento de olheiras acastanhadas.


Fonte: Vogue

Fonte Foto: Yong