Nutrientes, dicas e propriedades da Amora

A amora é uma fruta saborosa e apresenta incríveis benefícios à saúde. Com muitos nutrientes, é aquele alimento que deve marcar presença na fruteira de casa, pois além de satisfazer o paladar mais exigente, serve para prevenir problemas de saúde e até mesmo ajudar no tratamento de algumas doenças.

Com sabor doce e levemente ácido, a amora é uma fruta macia que contém em vastas espécies e gêneros na natureza. A grande diferença das frutas está nas cores: elas são negras, vermelhas e brancas. A fruta de coloração preta é a mais conhecida no Brasil, ela atinge essa cor após a maturação, pois no início é vermelhinha. Embora não seja tão consumida no país como a banana, laranja ou goiaba, a amora tem muitos adeptos. Sabendo ou não das propriedades nutricionais da fruta, estes são sortudos, pois ela garante uma vida saudável em muitos aspectos.

Excelente para retardar o envelhecimento e minimizar o colesterol ruim, a amora contém as Vitaminas A, B e C, fósforo, potássio, fibras, ferro, manganês, cálcio, magnésio, ácido cítrico e uma série de componentes que são determinantes para a garantia da qualidade de vida. Se você consome a amora e gosta muito da fruta, excelente. Se olha para ela no supermercado e passa direto, adote o hábito de comprá-la pois você não vai se arrepender. Que tal conhecer os principais efeitos da frutinha para a saúde?

Bom para o coração –A adoção de bons hábitos alimentares é a principal atitude para garantir o cuidado com o coração. Comer amoras é excelente para a saúde cardíaca, afinal as propriedades nutricionais da fruta reduzem o colesterol ruim (LDL), e melhoram o fluxo sanguíneo pelas artérias, algo importantíssimo para impedir o infarto e o AVC.

Age contra inflamações – Por concentrar boa quantidade de Vitamina C, esse incrível antioxidante, a amora ajuda o corpo a combater inflamações e eliminar os raciais livres que podem comprometer a saúde celular e provocar muitas doenças.

Eficaz contra a anemia – Muito comum em crianças, a anemia tem como principais sintomas o cansaço demasiado, fraqueza, tontura e enjoos. A amora por ser fonte de ferro é um excelente alimento para tratar o problema. O mineral é determinante para o transporte de oxigeno no sangue.

Portanto, se o médico receitar feijão, beterraba e outros alimentos com ferro, lembre-se de comprar algumas amoras.

Garantia da saúde dos olhos – Comer amoras é bom para a saúde dos olhos, porque os antioxidantes da fruta combatem os radicais livres que também podem afetar as células oculares. A degeneração macular e até mesmo a perda da visão podem ser evitadas com o consumo da fruta.

Melhora a digestão – Rica em fibras, a amora previne a prisão de ventre e outros problemas que ocorrem no processo digestivo. A digestão regularizada melhora o trânsito de alimentos pelo intestino, o que permite a melhor absorção de nutrientes saudáveis pelo organismo.

Prevenção do câncer – A amora está inclusa no conjunto de alimentos com importância na prevenção do câncer. Os seus antioxidantes da fruta atacam os agentes cancerígenos que podem prejudicar as células.

Mais benefícios

Indicada para ser consumida no tratamento da artrite e da osteoporose, a amora fortalece o sistema de defesa do organismo, sendo útil para prevenir resfriado, gripes e outras doenças virais ou causadas por bactérias.

Pela presença dos flavonóides, a fruta também garante o controle dos níveis de açúcar no sangue, o que é vital no tratamento da diabetes.

Chá da folha da amora

Muito nutritiva, a amora é um alimento indicado na dieta para perder peso, mas o chá da folha da fruta é ainda mais solicitado para o propósito. As folhas têm características diuréticas e, portanto ajudam na regulação intestinal, fundamento necessário para a eficácia da dieta.

Viu como vai valer à pena adicionar a amora na lista de compras?

Fonte: Saúde Medicina
Imagem extra: Chás Brasil