Vitaminas, nutrientes e propriedades da fruta

É difícil alguém não gostar de abacaxi. Docinha e cremosa, a fruta é uma das preferidas dos brasileiros e além de deliciosa traz uma série de benefícios à saúde. Ainda que descascá-la não seja das tarefas mais agradáveis, é uma excelente ideia adicioná-la à rotina alimentar. Nada melhor que cuidar da saúde satisfazendo o paladar, concordam?

Servindo para o preparo de deliciosos bolos, tortas, sucos, milk-shakes, geleias e outras delícias da culinária, o abacaxi é riquíssimo em fibras e carboidratos, sendo muito útil para o bom funcionamento do intestino. Além de deixar o corpo protegido contra uma série de doenças provocadas por alimentação precária, sedentarismo e hábitos nocivos diversos, o alimento é benéfico no tratamento de muitos males. Se você tem filho em idade escolar, troque o fast food por alguns pedaços da fruta. O pequeno poderá oferecer alguma resistência no início, mas aos poucos ele irá entender. Os resultados positivos serão perceptíveis nos anos seguintes.

Da família das bromélias, o abacaxi é fonte de Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, e possui cálcio, magnésio, zinco, ferro e fósforo. O ponto positivo da completude em termos de nutrientes é ainda reforçado com a ínfima quantidade de calorias: são apenas 50 por cerca de 100 gramas do alimento. Na hora das compras no supermercado naquela ida matinal à feira, não deixe de comprar alguns abacaxis. A sua família precisa de um alimento dessa importância. Quer saber mais? Conheça os principais benefícios da fruta para a saúde.

Bom para a saúde dos olhos – O hábito de comer abacaxi é eficaz para a boa visão e diminui as chances de degeneração macular. O abacaxi contém beta-caroteno, importante aliado na saúde da retina.

Eficaz para o ganho de massa muscular – Pode até parecer estranho, mas o abacaxi é um excelente aliado para o ganho de músculos e, portanto é indicado aos adeptos de treinos para hipertrofia. O alimento contém uma enzima chamada bromelina que atua na quebra da proteína, transformando-as em aminoácido, partícula imprescindível para a formação dos músculos.

Pela significativa quantidade de carboidratos, o abacaxi é útil para a recuperação pós-treino, afinal o nutriente evita a degradação da massa muscular depois da atividade de força, e também é um valioso aporte de energia.

Melhora a digestão – O abacaxi é útil no processo digestivo, pois contém propriedades nutricionais que auxiliam o transporte de nutrientes após a ingestão. A consequência de uma boa digestão é o melhor aproveitamento dos nutrientes alimentares pelo organismo, e a prevenção da prisão de ventre e outras doenças do estômago.

Fortalece as defesas do organismo – Bom para o fortalecimento do sistema imunológico, o abacaxi deixa o corpo mais protegido contra gripes, resfriado e uma série de infecções: das mais simples às que podem comprometer as células e o coração. Essa ação ocorre graças à vitamina C.

Excelente para perder peso – O abacaxi é daqueles alimentos que não podem faltar no seu estoque quando o objetivo é emagrecer. Ele contém pouquíssimas calorias, muita água e fibras, estas facilitam a digestão.

Muito nutritivo, o alimento substitui doces hipercalóricos de maneira satisfatória. Ele proporciona a tão saudada sensação de saciedade, e é um excelente lanche da manhã e da tarde. Pensou em mudar de hábito? Já sabe qual fruta escolher.

Mais benefícios

Bom para a saúde dos ossos, o abacaxi também pode ser utilizado para evitar a coagulação do sangue, a manutenção da saúde bocal e a prevenção de problemas cardiovasculares.

Graças aos valiosos efeitos da Vitamina C, o alimento também ajuda na hidratação, clareamento e brilho da pele.

Frutas estão entre os alimentos mais saudáveis, e o abacaxi é uma das mais deliciosas desse grupo. Que tal saborear um delicioso suco agora?

Fonte: Saúde Medicina
Imagem extra: Vivo mais saudável