A alface é muito conhecida no Brasil e bastante apreciada nas saladas do dia-a-dia. Quem nunca comeu a famosa saladinha de "alface, tomate e cebola", de um pequeno restaurante ou boteco brasileiro? Essa tradição da culinária nacional é muito saudável e quem a mantém em seu prato está fazendo uma opção pela saúde.

Muita gente também é fã da alface porque ela emagrece. Sim! A alface realmente emagrece porque seu teor calórico é muito baixo, 15 calorias a cada 100 gramas, o que a torna um alimento emagrecedor. O corpo queima mais calorias fazendo a digestão do que a própria alface possui. Além disso, o principal componente da alface é a água.

Rica em carboidratos, fibras e proteínas, suas folhas contêm fibras dietéticas que auxiliam no emagrecimento. A perda de peso com a ingestão de alface ocorre porque o seu consumo faz melhorar a digestão e regular o funcionamento intestinal, importantes para a eliminação de toxinas pelo organismo.

Rica em nutrientes e clorofila, a alface possui diversas espécies. São elas:

Alface Lisa: é a mais popular no Brasil, com folhas soltas, macias e de sabor bem suave.
Alface Mimosa: apresenta folhas com a borda bastante bordada, parecendo dedos de uma mão; está entre as alfaces consideradas mais delicadas.

Alface Crespa: extremamente rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar baixos teores de minerais como cálcio e fósforo.

Alface Roxa: é uma espécie das mais saudáveis de alface, porque contém mais antocianina que as alfaces comuns e um nível também maior de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.

Alface Americana: apresenta um corpo compacto e menor do que as demais. Seu valor nutritivo é inferior ao de outras variedades de alfaces e folhas, mas a vantagem dessa espécie é a sua alta durabilidade. Chega a permanecer até cinco dias na geladeira em bom estado, quando coberta e seca. É muito usada em lanches e sanduíches por ser mais durinha e crocante.

Alface Romana: possui folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É utilizada em saladas como a salada Ceasar e lanches.

Como comer alface?

A alface é muito consumida em saladas cruas. Pode ser cortada ou em folhas inteiras colocadas à mesa. No entanto, alguns nutricionistas e chefs de cozinha recomendam o consumo de alface refogada também, em pratos quentes acompanhando alguma carne branca, como peixes e frango.

Como suas folhas são bem sensíveis, a alface deve ser temperada apenas no prato, podendo ser colocado sal, azeite, limão ou pitadas de vinagre. Esse tempero ajuda a acentuar seu sabor delicado e a torná-la um prato realmente gostoso e apetitoso, principalmente, nos dias de calor.

Rica em vitaminas e minerais

Um alimento leve e que ainda oferece vitaminas A, C, K, B1, B2 e B3, além de minerais como potássio, cálcio e magnésio. A alface é, de fato, essencial no cardápio de qualquer pessoa que faça uma alimentação saudável e balanceada. Além de suas propriedades nutricionais, a alface também é considerada um ótimo calmante e anti stress. Seu consumo ajuda a eliminar tensões e ainda a melhorar o sono de quem sofre com insônia.

Pertencente à família Asteraceae, a alface é um alimento verde claro e de sabor suave. Por isso, muitas pessoas dizem que seus valores nutricionais são muito menores do que os das folhas verde escuras, consideradas mais saudáveis, fortes e nutritivas. Porém, essa é uma comparação equivocada. Segundo nutricionistas, a alface também é um alimento muito importante e saudável, tanto quanto uma couve, espinafre, taioba ou brócolis, por exemplo.

Cada qual com o seu valor nutricional, devemos valorizar a alface e incorporá-la na nossa alimentação diária. Suas fibras, principalmente, tem um valor extremamente importante para o equilíbrio e funcionamento do organismo.

Fonte: Saúde Medicina
Imagem extra: Remédio caseiro