Uma das frutas mais consumidas e amadas no Brasil, o mamão é incrivelmente saudável e benéfico para a saúde. E ainda tem diversas propriedades que ajudam na manutenção da beleza. Sua função mais conhecida é na regulação intestinal, sobretudo, nas pessoas com dificuldade de evacuação. Por ser laxativa, a fruta é consumida diariamente por quem precisa de uma "ajudinha" extra para fazer o intestino funcionar.

Fonte de vitaminas

Mas, suas propriedades benéficas para a saúde vão muito além de seu poder laxativo devido ao alto teor de fibras. O mamão é rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de conter minerais como cálcio, fósforo e ferro. A fruta possui ainda uma importante enzima, chamada papaína, que auxilia na digestão dos alimentos e na correta absorção dos nutrientes pelo organismo.

Anticancerígeno

Para se ter ideia do quanto o mamão possui de vitamina C, basta dizer que a fruta supera os famosos cítricos, limão e laranja, na quantidade dessa vitamina. Com isso, a fruta tem alto poder antioxidante, auxiliando na cicatrização e evitando doenças como o câncer. Por isso, é correto dizer que o mamão é anticancerígeno.

O fortalecimento do sistema imunológico também é impulsionado com o consumo da fruta, diminuindo assim o risco de doenças de forma geral. Vale lembrar que o mamão é rico em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), que reforçam exatamente o sistema imunológico.

Papaia ou Formosa?

E não importa qual qualidade de mamão. Tanto faz ser o Formosa ou o Papaia. O segundo normalmente tem maior teor de açúcar, por isso engorda mais, e também sofre mais com a inserção de agrotóxicos. Mas, em termos nutricionais, as duas espécies são equivalentes, segundo especialistas.

Amigo da visão e da beleza

E seus benefícios vão além! O mamão também é fonte de substâncias vitamínicas que previnem muitas doenças. São elas: o betacaroteno, a zeaxantina e a luteína. Essas três substâncias são importantes para evitar a progressão de doenças relacionadas à visão, entre elas a catarata e outras distrofias da retina. Essas vitaminas também contribuem para a beleza da pele e dos cabelos, inclusive ajudando a conter a queda de fios.

Depurativo e ativador energético

O mamão é um poderoso tônico que combate à fadiga e o cansaço, pois possui fósforo, que aumenta a resistência do corpo humano. Como a fruta contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, é diurético, emoliente, laxante e refrescante, é considerado também um excelente depurativo do sangue. Pode ser introduzido em dietas voltadas para a desintoxicação do organismo.

Semente de mamão faz bem?

Segundo especialistas em remédios naturais, a semente do mamão é um excelente agente vermífugo. E pode ser consumida, de preferência, triturada junto com a própria fruta ou com outros alimentos. Seu sabor é forte e para algumas pessoas chega a ser muito desagradável. Mas, recomenda-se o consumo das sementes de mamão de vez em quando para combater esses hóspedes intrusos no nosso organismo.

Quantidade diária

Não é preciso exagerar no consumo do mamão. Inclusive, pessoas que possuem o intestino mais solto, devem comê-lo com moderação. Uma fatia por dia, de preferência no café da manhã, já é suficiente. Se for mamão papaia, essa quantia corresponde à metade da fruta. Adicionando granola, mel ou cereais como gérmen de trigo e aveia, a pessoa aumenta ainda mais os valores nutritivos da fruta e ganha muito em sabor na refeição matinal.

Muita gente também gosta de comer mamão batido em vitaminas ou sucos. Essa também é uma ótima maneira de se beneficiar do seu sabor e do seu valor nutritivo. Misturado com laranja, banana, cenoura e beterraba, o mamão compõe uma das receitas de saúde mais potentes que podem ser oferecidas dentro de um copo!

Fonte do conteúdo e da imagem: Saúde Medicina