A uva é uma das frutas mais benéficas para a saúde humana. A ingestão diária de um copo de suco de uva de apenas 200 ml pode produzir verdadeiros milagres na saúde, desde promover o emagrecimento, até a manutenção da vitalidade do coração e do cérebro. Seu alto poder antioxidante também faz da uva um dos mais poderosos agentes anticancerígenos estudados pela ciência dos alimentos.

O consumo de uva está presente na história da civilização humana na era pós-Cristo. O vinho é sagrado em várias culturas e foi considerado uma bebida santa, chamado de "sangue de Jesus", dada às suas propriedades benéficas à saúde do corpo e da alma. Gregos e romanos louvaram o vinho e brindaram com a bebida todas as suas glórias e sucessos no passado.

Fonte de vitaminas

A uva é conhecida por ser rica em carboidratos. Por isso, muita gente considera que a uva engorda. Mas, comendo a fruta com moderação, não existe essa possibilidade. Uma média de 10 a 15 uvas por dia traz benefícios inumeráveis para o organismo e, absolutamente, não contribuirá com o ganho de peso.

Além dos carboidratos, as uvas trazem vitaminas essenciais para o ser humano, como a vitamina C e as vitaminas do complexo B. A fruta também é rica em minerais como ferro, cálcio e potássio.

Uma dica dos estudiosos da uva: quanto mais escuras, maior é a sua ação antioxidante, isto é, seu poder de combater radicais livres e tornar-se um eficaz anticancerígeno. Por isso, a famosa dieta mediterrânea, rica em vinho e azeite, faz tanto bem para a saúde. A explicação para todo esse poder está na presença de uma substância chamada resveratrol, presente na casca da uva rosada.

O resveratrol é denominado cardioprotetor porque ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da temida trombose.

A substância também reduz as atividades de um hormônio conhecido como angiotensina, que pode aumentar a pressão arterial, diminuindo a largura das paredes das artérias. Estes antioxidantes da uva também inibem os danos que podem ser causados pelos radicais livres, limpando assim as toxinas do sangue.

Por tudo isso, o vinho e o suco de uva são considerados alimentos funcionais. Diversos estudos científicos comprovam em definitivo suas propriedades nutricionais no controle de doenças cardiovasculares.

E, assim, profissionais já recomendam a ingestão diária de uma taça de vinho tinto ou de um copo de suco de uva.

Uva combate o mal de Alzheimer

O poderoso resveratrol também age para controlar diversas doenças relacionadas a perdas e degenerações do cérebro, entre elas o mal de Alzheimer. A substância retarda o processo danoso dos radicais livres nas células do cérebro e ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo em até 200%. Com isso, as funções cognitivas também são beneficiadas por essa melhora da circulação.

Uva combate prisão de ventre

Suas propriedades como laxante natural favorecem às pessoas que tem intestino preguiçoso ou preso. Muitos nutricionistas afirmam que o consumo diário da uva ajuda a curar os males da constipação.

Uva reforça sistema imunológico

A uva roxa tem grandes propriedades antibacterianas e antivirais. Por isso, pode ser uma forte aliada do sistema imunológico para proteger o corpo de doenças, viroses e infecções. Para pessoas que adoecem com certa facilidade, como muitas gripes e resfriados durante o ano, o consumo de suco de uva é muito recomendado para melhorar o estado geral de saúde. Inclusive, pessoas com asma têm sido beneficiadas da ingestão diária de uva para a melhora do seu quadro.

Portanto, a uva é um alimento indispensável para quem procura manter uma boa saúde de forma saudável através da alimentação natural.

Fonte: Saúde Medicina
Imagem extra: Melhor com saúde