A babosa – amplamente identificada como Aloe Vera – é uma planta que oferece valiosos benefícios para a saúde e também é uma aliada da beleza do cabelo e pele. Provavelmente você já conhece ou viu por aí produtos que utilizam a planta como matéria prima, como: shampoo de babosa, condicionadores, cremes faciais, hidratantes diversos, etc.

Com vastas propriedades nutricionais, a babosa é um item saudado por nutricionistas e esteticistas, afinal faz bem tanto para manter os cabelos sedosos e a pele bonita, quanto para o funcionamento regular do organismo. A planta é capaz de garantir a prevenção de algumas doenças e oferece um tratamento efetivo para alguns males.

Há muitos anos a aloe vera é usada ao redor do mundo por muitas culturas. Ainda é recente, contudo, a descoberta das multi funções planta pela ciência e hoje é seguro e estimulada a utilização. Praticamente completa na quantidade de vitaminas – A, C, E, e vitaminas do complexo B – a babosa é um desses itens naturais que deve fazer parte da sua vida para qualquer finalidade relacionada à saúde e bem-estar. Verifique alguns dos efeitos positivos da planta, quando usada como produto de beleza e em sucos especiais.

Uso para pele e cabelos

Boa para a pele – Há uma gama de produtos a base de babosa que são excelentes para a pele. O gel de aloe vera possui propriedades nutricionais que evitam o envelhecimento precoce, tratam acnes e queimaduras do sol e também podem servir para a hidratação.

Garante a beleza dos cabelos – É comprovada por dermatologistas a eficácia da babosa no tratamento da queda de cabelo. Por isso shampoos a base de aloe vera são corriqueiramente utilizados por homens que estão na fase do início da queda capilar. Os nutrientes da planta reforçam o cabelo e removem a parte morta da pele, permitindo a ação efetiva dos nutrientes. Portanto ela é excelente para evitar, ou minimizar a calvície que poderá ocorrer por implicações hormonais ou por causa da utilização exagerada de produtos químicos.

A importância do suco de babosa

Promove a saúde do coração –O suco da babosa é capaz de melhorar a circulação sanguínea e também reduzir os triglicerídeos, o colesterol ruim e os níveis de gordura no sangue. As ações são evidentes graças aos antioxidantes da planta, que protegem o organismo contra o ataque dos radicais livres. Beber o suco de babosa é uma atitude saudável que poderá prevenir o Acidente Vascular Cerebral e o infarto no miocárdio.

Melhora o processo digestivo – Auxiliando na prevenção da prisão de ventre, a babosa tem nutrientes que funcionam como laxantes e por isso são eficientes na eliminação de toxinas. A ingestão do suco da babosa também pode evitar uma série de problemas estomacais.

Reduz o nível de açúcar – Tomar o suco de babosa é uma maneira de ajudar na prevenção de diabetes, afinal os antioxidantes da planta controlam os níveis de açúcar no corpo. As fibras também são úteis para utilizar a glicose no corpo de maneira regular.

Fortalece o sistema imunológico – A babosa fortalece o sistema de defesas do organismo, ou seja, a hábito de beber o suco protegerá o seu corpo contra doenças virais e bacteriológicas. Sabe aquele período do ano de mudança do tempo? Quando sai calor entra o frio, ou vice e versa os resfriados indesejáveis são comuns. Conheça o suco verde e você notará que estará saudável inclusive nesses tempos.

Há contraindicações na utilização da babosa?

O uso de qualquer produto não pode ser irrestrito ou abusivo, com a babosa é a mesma coisa. Os produtos de beleza utilizados para pele e cabelo são seguros e mínimos problemas foram constatados, ainda assim é válido consultar um profissional para que o uso correto seja indicado para o seu caso específico.

O suco de babosa pode apresentar provocar diarreia em algumas pessoas e não é indicado para grávidas ou lactentes.

Fonte: Saúde Medicina
Imagem extra: Vegetall