Ao mesmo tempo em que faz bem para a alma, o ato de sorrir melhora a elasticidade da pele, combate rugas e flacidez e ativa a
Confira quatro benefícios do sorriso para quem deseja ficar com a pele lisinha e macia como um pêssego.

Melhora a elasticidade

A perda da elasticidade da pele começa a ser percebida com mais facilidade após os 35 anos, fase em que o organismo começa a reduzir a produção de colágeno e elastina, substâncias responsáveis por dar firmeza e sustentação à cútis. Por isso, a contração espontânea dos músculos provocada pelo riso é importante, já que age como uma espécie de fortalecedora do tônus muscular."Ao estimularmos os músculos do rosto, conseguimos deixá-lo mais firme, ativando a produção de substâncias que sustentam a pele", afirma Fernando Passos Freitas, dermatologista pós-graduado em Medicina Estética.

Suaviza rugas e flacidez

Com os movimentos do rosto desencadeados pelo sorriso, os músculos da pele ficam mais firmes, prevenindo o surgimento de rugas, linhas finas e diminuindo a flacidez. Mas atenção: os resultados dependem da genética de cada um e também das características da ruga. "Vale lembrar que o sorriso não vai eliminar todas as marcas de expressão. A contração muscular e a liberação de serotonina e endorfina vão apenas suavizar algumas linhas finas e a prevenir a formação de novas. Rugas antigas que se aprofundam na pele precisam de tratamentos estéticos específicos", explica Fernando.

Ativa a circulação sanguínea

Os movimentos dos músculos decorrentes de um largo sorriso também melhoram a circulação sanguínea, interferindo diretamente no aspecto da cútis do rosto. "O sangue é o condutor que transporta os nutrientes para todos os tecidos do corpo", explica Mariana Tremel Barbato, dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Ajuda a hidratar a pele

Em decorrência de uma circulação ativa obtida por meio do estímulo dos músculos pelo ato de sorrir, a pele sofre uma oxigenação local - fazendo com que os nutrientes cheguem mais facilmente às camadas mais profundas da pele. "Com a melhora da circulação, a pele fica mais hidratada, bonita e viçosa", garante a médica.


Fonte: Portal Terra

Fonte da Imagem: Lia Alves