Não se esqueça: comece aos poucos

Um dos primeiros conselhos de médicos após consultar pessoas sedentárias, obesas, ou com variados problemas de saúde é: faça caminhada. É muito simples e barato caminhar por aí. Você pode andar qualquer horário do dia em locais planos ou acidentados, o importante é ter um tênis bacana e roupas leves. Atividade perfeita para corpo e mente, a caminhada apresenta uma gama de benefícios à sua saúde, mas antes de correr pela rua acolhedora perto de casa, parque ou no calçadão da praia, é preciso ter alguns cuidados.

Se você é sedentário, não é a atitude certa procurar andar 10, 15, 20 quilômetros e querer bater recordes. O exagero na atividade física pode provocar de micro-lesões a complexos problemas no joelho, além de oferecer riscos ao coração. É bom ir devagar e inicialmente fazer caminhadas curtas, respeitando os limites do seu corpo.

Especialistas dizem que cerca de 30 minutos diários de caminhada já são suficientes para a manutenção da saúde física e mental. Além de prevenir alguns tipos de câncer, evitar quadros de depressão e ansiedade, e controlar a pressão arterial, o saudável hábito proporciona bem-estar, e caso você tenha o privilégio de morar em uma cidade com muitas áreas verdes, é uma oportunidade incrível de você estabelecer um contato direto com a natureza. Não há nada mais relaxante e prazeroso, pode acreditar.

Estes são os principais benefícios deste incrível exercício que pode ser praticado por pessoas de diferentes idades.

Previne a osteoporose – A constante impacto que a caminhada provoca é muito bom para os ossos. Toda a movimentação do corpo proporciona maior estimulo elétrico nas formações ósseas, o que aprimora a absorção do cálcio nos ossos. O cálcio é um dos minerais mais importantes para a saúde óssea.

Sensação de bem-estar e tranquilidade – Ao caminhar seu organismo libera grande quantidade de endorfina, o hormônio associado ao prazer e a alegria. Praticar essa atividade é a maneira mais fácil de você afastar o estresse do dia a dia, que tanto atrapalha sua concentração para tarefas importantes quanto favorece o surgimento de muitas doenças.

Minimiza o cansaço e a indisposição – Se você rotineiramente sente-se exausto e sem a mínima disposição para concluir as demandas do dia, a caminhada é um ótimo remédio. A atividade proporciona aumento nos níveis de adrenalina e outras substâncias capazes de deixá-lo mais ativo.

Excelente para emagrecer – Eis o motivo pelo qual a maioria das pessoas tem vontade de começar a andar de forma rotineira. Quem caminha emagrece, pois o corpo trabalha em ritmo mais intenso, e dessa forma a queima de gordura é estimulada. Além disso, a atividade também promove a aceleração do metabolismo, o que é ideal para a perda de peso.

Pode-se dizer que por minimizar o estresse, a caminhada é uma das principais tarefas daquela ficha colocada na geladeira com as tarefas para emagrecer. Com mais tranquilidade e alegria, você terá muito mais empenho para comer melhor e resistir às guloseimas hipercalóricas.

Fortalece o coração e evita infarto e AVC – Por uma série de fatores a caminhada é importante para a saúde cardiovascular: menos estresse, emagrecimento, bem-estar, etc. A movimentação do corpo também melhora a circulação do sangue, e torna as artérias, vasos e veias mais fortes, facilitando todo o transporte sanguíneo pelos principais órgãos.

Outros benefícios

Fortalece o pulmão
Retarda o envelhecimento
Aprimora as funções cerebrais
Melhora a postura
Melhora a qualidade do sono

Dicas especiais antes da atividade

Com tantos benefícios comprovados, começar a caminhar é a melhor decisão que você pode tomar quando pela qualidade de vida e saúde. Antes de iniciar é preciso saber ter atenção a alguns detalhes para que o valioso exercício não ofereça riscos.

Escolha o tênis ideal: Procure modelos confortáveis com bons amortecedores para evitar problemas musculares ou nas articulações.

Ande corretamente: Ao caminhar mantenha os dedos dos pés para frente e sempre toque primeiramente com o calcanhar.

Beba água: Antes e após a atividade beba água. Hidratação é fundamental

Consulte o médico: Esta talvez seja a recomendação mais importante. Consulte o seu médico antes de iniciar a atividade, afinal é super importante que a sua condição clínica seja avaliada.

Fonte: Saúde Medicina
Imagem: Saúde Medicina