O que é Resveratrol?
O resveratrol é incluído em um grupo de compostos conhecidos como polifenóis de plantas, que se crê conter propriedades antioxidantes.
Acredita-se que pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares e retardar o envelhecimento. É uma fitoalexina produzida naturalmente por algumas plantas quando estão sob ataque de agentes patógenos, como bactérias ou fungos.

A substância também pode ser produzida isoladamente por síntese química (trans-resveratrol), sendo vendido como um suplemento nutricional.

Benefícios do Resveratrol

O resveratrol reduz o risco de doenças cardiovasculares, ao agir sobre placas ateroscleróticas, é um potente antioxidante, potente anti-inflamatório, possui um potente efeito quimiopreventivo (anti-câncer), induz células defeituosas à morte (apoptose) e ajuda a inibir a produção da proteína beta amiloide que está ligada ao desenvolvimento do Alzheimer.

Onde encontrar o Resveratrol

A substância é encontrada primariamente nas uvas, principalmente na casca e nas sementes, no vinho tinto que é o tipo de vinho que mais concentra resveratrol na sua composição, no suco de uva orgânico e em outros alimentos, como amendoim, mirtilo (blueberry) e amora.

Suplementos de Resveratrol
Um dos principais problemas dos suplementos é que não é cientificamente comprovado que o resveratrol, isoladamente, traga todos os seus supostos benefícios. Especula-se que o resveratrol só seja eficiente quando aliado a outras substâncias, menos conhecidas, também presentes na uva.

Essas substâncias formariam um conjunto, que funcionaria apenas na totalidade.

Efeitos Colaterais
A maioria das pessoas que fazem o uso da suplementação não apresentam efeitos colaterais. Porém, existem alguns relatos isolados como:
sensação de ansiedade e crises de insônia que geralmente vêm e vão em intervalos frequentes de tempo. Falta de sensação ou formigamento nas mãos e pernas (principalmente quando o suplemento não é tomado apenas por um curto período de tempo). Diarreia ou dores de estômago, aumento da pressão arterial, sensibilidade em relação a temperatura, palpitações cardíacas e descoloração da urina.

A suplementação ainda é contraindicada a mulheres grávidas ou em fase de lactação; crianças; hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Conclusão
O resveratrol é considerado um poderoso antioxidante com diversos benefícios comprovados pela ciência.
Apesar de todo esse alvoroço em volta do resveratrol, ele não faz milagres e nem todos os seus alegados benefícios são comprovados, especialmente quando tomados na forma de suplemento.

Fonte: belezaesaude.com
Fonte da Imagem: vineveracosmetics