A estria é como se fosse uma ferida e depois uma cicatriz, gerada pelo rompimento das fibras elásticas da sua pele. Isso acontece quando você cresce rápido demais, aí a sua pele não consegue acompanhar esse ritmo de crescimento e acaba se rompendo e gerando a cicatriz (ou estria). As mais comuns são as da puberdade (quando você tem o estirão do crescimento, sabe?), as estrias da gravidez (por causa da barriga) e as estrias por causa do aumento de gordura que faz algumas regiões crescerem. E, acredite se quiser, colocar silicone ou malhar demais também podem gerar estrias – já que nos dois casos algumas regiões crescem "de uma hora pra outra".

Estrias vermelhas X Estrias brancas

A diferença entre elas é a "idade". As vermelhas são mais recentes e as brancas mais antigas. As estrias vermelhas e jovens estão passando por um processo inflamatório que destrói as fibras. As brancas já estão no processo de cicatrização. Quando as estrias vermelhas são tratadas, você está diminuindo e cortando o processo inflamatório evitando a destruição total das fibras, por isso o tratamento nessa fase funciona melhor

Mas tem como acabar com as estrias?

"Nunca falamos em cura, apesar de algumas pessoas terem uma recuperação muito grande, tornando as estrias jovens quase imperceptíveis", diz a Dra. Daniela Schmidt Pimentel. Quanto mais rápido é feito o tratamento, melhores são os resultados. Principalmente se a estria ainda for vermelha. "Elas também são diferentes em relação à largura e local de aparecimento, aí quanto mais fina melhor o resultado", completa a dermatologista. Mas vale dizer que tudo depende da genética da paciente, da raça, da idade, da produção de colágeno individual e até mesmo da alimentação. O resultado é variável, depende da localização das estrias (região da mama responde mais rápido, por exemplo), da largura e espessura.

Fonte: JuRomano

Foto: Dicas de Saúde