A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada.

O sistema linfático é uma rede complexa de vasos que movem fluidos através do corpo. Estes fluidos são responsáveis por transportar as toxinas para longe das células saudáveis, além de trazer materiais para as células que estão lutando contra vírus ou infecções. Apesar do fluido se mover através do sistema linfático, ele não tem o seu próprio mecanismo de bombeamento. A drenagem linfática é um tipo de terapia que serve para ajudar a linfa a fluir mais facilmente.

Objetivos

A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.

As áreas comuns em que os linfonodos podem ser sentidos, através da palpação, incluem: virilha, axila, pescoço (existe uma cadeia de linfonodos de cada lado do pescoço), abaixo da mandíbula e do queixo, atrás das orelhas, na parte posterior da cabeça.

Como é feita

Pode ser feita com ajuda de aparelhos da endermologia, que possuem mecanismos de vácuo e rolamento - mas não é tão eficiente quanto a manual, uma vez que na última o profissional consegue inspecionar a área a ser massageada e trabalhar mais as áreas mais necessitadas. Para que seja mais eficiente, recomenda-se que o profissional faça o esvaziamento dos gânglios linfáticos, com movimentos circulares no sentido horário, antes de drenar a linfa em sua direção.

Número de sessões necessárias

Este é um tratamento que deve ser feito de forma frequente para ter resultados. A repetição regular é importante porque, quando a pessoa deixa de fazer a drenagem linfática, a retenção de líquidos volta. Em uma semana já é possível sentir novamente os edemas, mas isso varia desde a relação entre peso e altura, até consumo excessivo de sódio e se há ou não ingestão adequada de fibras.

Indicações
• Desintoxica o organismo
• Elimina líquidos acumulados no organismo
• Ativa o sistema imunológico
• Atua como analgésico
• Alivia hematomas e inchaços após cirurgias plásticas

• Auxilia no tratamento da celulite

Contraindicações

A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento. Pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia também são contraindicados, pois há possibilidade de restos tumorais de células cancerígenas serem captados nos linfonodos e metastizados em outros órgãos do corpo.


Fonte: MinhaVida
Fonte da imagem: DicasdeMassagem