Acne é uma condição que ocorre quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias que geram inflamação. A hipersecreção sebácea é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento da acne devido ao controle androgênico. A acne mais comum é o tipo que se desenvolve durante a adolescência quando os níveis hormonais ficam elevados, especialmente a testosterona. Esses hormônios estimulam as glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo).
As crianças e os adultos mais velhos também podem ter acne.
Dependendo da gravidade, pode causar sofrimento emocional e levar a cicatrizes na pele. A boa notícia é que existem tratamentos eficazes disponíveis – e quanto mais cedo é iniciado, menor é o risco de cicatrizes.

Alguns Fatores que podem desencadear o surgimento de acne

- Hormônios: Os andrógenos são hormônios que aumentam durante a puberdade, fazendo as glândulas sebáceas ampliarem e produzirem mais sebo. Alterações hormonais relacionadas com a gravidez e o uso de contraceptivos orais também pode afetar a produção de sebo
- Certos medicamentos, como os corticoides, andrógenos ou a base de lítio são conhecidos por causar acne
- Tensão emocional pela ação do córtex cerebral sobre o sistema neuroendócrino.
- Ciclo menstrual (pode ocorrer um agravamento da acne, em função do processo endócrino);
- Aumento da flora bacteriana;
- Tendência hereditária (transmitida por genes autossômicos dominantes);
- Tamanho da glândula sebácea;
- Já a influência alimentar na evolução da acne é raramente observada.

Localização e Características

Acne se desenvolve mais frequentemente na face, pescoço, peito, ombros, ou costas e pode variar de leve a grave. Pode durar alguns meses, muitos anos, ou ir e vir durante toda a vida.
Geralmente, provoca apenas espinhas e cravos. Às vezes, pode evoluir para cistos e nódulos. As lesões císticas são espinhas que são grandes e profundas, muitas vezes dolorosas e que podem deixar cicatrizes na pele.
A acne pode levar à baixa autoestima e, por vezes, a depressão. Essas condições necessitam de tratamento, juntamente com o da acne em si.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenção é a limpeza e higiene facial, tratamento precoce em casos de acne severa familiar e orientação quanto a não manipulação e uso de cosméticos corretivos adequados para não gerar mais acne cosmética. Produtos com rótulos "oil free" ou "não comedogênicos" são os mais indicados neste caso.

Tratamento da acne

Na maioria dos casos as técnicas de tratamento para a acne são escolhidas de acordo com o grau de acometimento da acne e a sua tipologia. Porém, de modo geral podemos dividir o tratamento da acne em: profilático (cuidados higiênicos e alimentares), medicamentoso (uso de anti-inflamatórios, antibióticos, cosméticos), terapêutico (limpeza de pele, luz pulsada), alternativo (acupuntura, fitoterapia) e cirúrgico, em casos mais graves.

Tratamento da cicatriz

É possível usar certos procedimentos para diminuir as cicatrizes deixadas pela acne.
• Preenchimento facial com ácido hialurônico
• Peelings químicos
• Dermoabrasão
• Microdermoabrasão
• Microagulhamento
• Laser e tratamentos de radiofrequência
• Microcirurgias para retirar as cicatrizes.


Fonte:PortalEducacao
Fonte da imagem: Baphonica