A queratina é uma proteína que ajuda a formar as unhas e os cabelos. A queratina é tão importante para o crescimento e vitalidade de cabelos, que é comum tratamentos capilares a base de queratina serem realizado em salões de beleza, já que a aplicação nos cabelos fornece maior brilho e proteção.
Essa proteína é constituída de 15 aminoácidos, sendo a cisteína a mais predominante.

Quando usar a queratina?

O cabelo já possui normalmente a queratina, mas devido às agressões químicas — coloração, poluição, descoloração, cloro e raios solares — ele acaba perdendo essa proteína. Por isso é importante fazer a reposição nos fios. Se o cabelo estiver muito danificado, elástico e frágil, a queratina pode ser usada, e a frequência de uso vai depender do estado do cabelo. De modo geral, a recomendação de uso é de 1 vez a cada 15 dias. Se o cabelo estiver em estado crítico, pode usar semanalmente, intercalando com hidratação/nutrição.

Tratamentos com Queratina

Existem algumas técnicas de aplicação da queratina. As principais são:

Nanoqueratinização

É feita com uma escova ligada a um aparelho contendo queratina líquida. Essa escova é passada nas mechas, liberando a queratina em forma de vapor. A finalização é feita com a chapinha de cerâmica.

Cauterização (ou Plástica Capilar)

É feita em etapas: limpeza dos fios, hidratação, carga de queratina, aquecimento com chapinha (para maior penetração do produto) e finalização com silicone. Para que o tratamento seja eficiente, é recomendado fazer 3 ou 4 sessões, com intervalos de 20 dias.

Reconstrução Capilar

Pode ser feita em todos os tipos de cabelos, desde os virgens até os que passaram por processos químicos e estão opacos, ásperos, ressecados, embaraçam ou quebram com facilidade. O processo deposita nos fios proteínas, queratina, aminoácidos e minerais, que são hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos, pois tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural dos fios.

Maneiras de Usar a Queratina

Existem inúmeros shampoos e condicionadores com queratina na fórmula, mas para um tratamento mais eficaz é preciso recorrer a produtos concentrados, com a queratina líquida.

Reconstrução leve

Use um shampoo antirresíduo e, em seguida, aplique a queratina no cabelo separado em mechas finas. Deixe agir por 15 minutos, enxágue e prossiga com a aplicação do condicionador habitual.

Reconstrução média

Use um shampoo antirresíduo, retire o excesso de água e aplique a queratina mecha por mecha evitando a raiz. Deixe agir por 15 minutos, enxágue bem e aplique uma mascara de hidratação. Enxágue e finalize com um pouco de condicionador nas pontas. Enxágue novamente e deixe secar naturalmente.

Queratina na hidratação

Acrescente uma colher de sopa de queratina líquida no seu creme de hidratação e deixe agir conforme o fabricante da marca da sua máscara.

Cuidado com o excesso de queratina

Quando não há agressões à fibra capilar e o cabelo é tratado com muitos produtos a base de queratina, há um enrijecimento desnecessário na fibra — podendo ocasionar ressecamento e quebra dos fios. Por isso, saiba dosar a quantidade de produtos capilares com queratina.


Fonte da imagem e conteúdo: BelezaESaude