Os óleos essenciais são essências botânicas da natureza e podem fazer maravilhas para os cabelos e couro cabeludo. Eles podem ser usados para purificar o couro cabeludo, fortalecer, melhorar a irritação e controlar a caspa. Alguns óleos essenciais estimulam os folículos pilosos, melhoram a circulação e ajudam no crescimento quando está lento. Também ajudam controlar a oleosidade do couro cabeludo, o que atrapalha a oxigenação e, consequentemente, o crescimento dos fios.

Quais os melhores óleos essenciais para os cabelos?
Óleo Essencial de Alecrim

É um estimulante dos folículos pilosos favorecendo o crescimento saudável dos cabelos. É rico em antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres – que são responsáveis pelo envelhecimento, bem como a perda de cabelos. Ajuda no fortalecimento mantendo os fios saudáveis. Também é eficaz no tratamento da caspa, oleosidade, coceira e irritação do couro cabeludo.

Óleo Essencial de Hortelã

É uma potência de nutrientes, minerais e alguns ácidos graxos; é excelente para o tratamento dos cabelos. Ele ajuda estimular o fluxo de sangue melhorando o desempenho do crescimento. Tem propriedades antissépticas e antimicrobianas que ajudam a manter o couro cabeludo limpo, melhorando a caspa. Também é muito eficiente para queda de cabelos.

Óleo Essencial de Ylang Ylang

Nutre os folículos melhorando o crescimento saudável dos cabelos. Equilibra o couro cabeludo oleoso, ajudando a normalizar a produção de sebo e, suas propriedades antissépticas e tônicas naturais, ajudam a mante-lo saudável.

Óleo Essencial de Lavanda

É muito versátil e tem uma tradição bem estabelecida como um remédio popular. Ajuda a equilibrar os óleos naturais do couro cabeludo, possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antimicrobianas que ajudam no tratamento da caspa seca. Ele acalma e nutre o couro cabeludo, proporcionando alívio de condições inflamatórias.

Óleo Essencial de Cedro

Ajuda a regular o couro cabeludo quando este é muito seco ou muito oleoso; equilibra seu pH. Estimula os folículos pilosos melhorando o desempenho do crescimento. Também é usado para tratar a caspa, pois é antisséptico e tem ação adstringente.

Como usar óleos essenciais nos cabelos?

Os óleos essenciais são altamente concentrados: eles são muito fortes e por isto não podem ser usados sozinhos no tratamento dos cabelos.
Podem ser usados com óleos vegetais (óleos carreadores), máscara capilar, shampoo e em máscaras com argila. Também podem ser diluídos em água, chás a base de plantas, extratos glicólicos, hidrolatos e água floral.


Fonte do conteúdo e da imagem: BelezaeSaude