Pés de galinha são pequenas marcas de expressão situadas no canto externo dos olhos. Como a pele ao redor da vista é mais fina e delicada, são, frequentemente, as primeiras dobrinhas a surgir, em média, por volta dos 30 anos.
Estas rugas nos olhos, aparecem devido às expressões faciais, ao excesso de exposição solar, à falta de hidratação e, mesmo, ao ato de dormir. Quando sorrimos, por exemplo, formam-se pequenas linhas perto dos olhos, mas, com a idade, devido à perda de colágeno, de hidratação e de elasticidade, a pele deixa de acompanhar ilesa a movimentação muscular e essas marcas tornam-se definitivas.

É um processo fisiológico que ocorre naturalmente e não é possível evitá-lo. Não há milagres. Porém, para atrasar a chegada destes temíveis inimigos existem alguns truques eficazes.

Como adiar o surgimento de pés de galinha?

– Como sabemos, o sol é inimigo da pele, já que danifica e acentua o seu envelhecimento. Por isso, proteja-a usando diariamente protetor solar.
– Devido à claridade contraímos frequentemente o músculo orbicular, isto é, mantemos os olhos semicerrados. A solução é apostar em óculos de sol e chapéus.
– Se sentir que força a vista constantemente, então é aconselhável consultar um oftalmologista, pois pode precisar de usar óculos graduados.
– Outro grande inimigo é o tabaco. Efetivamente, a nicotina dificulta a oxigenação da pele envelhecendo-a precocemente. Além disso, quem fuma tem tendência a contrair os olhos para evitar que o fumo entre.
– A pele ressecada agrava as rugas, portanto hidrate-a com um creme específico para olhos. Aplique-o dando batidinhas com o dedo anelar e fazendo uma suave massagem.
– A água só traz benefícios para o nosso organismo. Beba regularmente a fim de manter a cútis hidratada.
– Tente não esfregar, coçar ou pressionar esta região do rosto tão sensível.
– E também evite dormir de barriga para baixo ou de lado, visto que a almofada pode puxar ou esmagar o rosto contribuindo para a formação de rugas. O ideal é dormir de barriga para cima.

Quais são os produtos mais eficazes no combate aos pés de galinha?

Também existem substâncias que, não só previnem, mas também, amenizam as rugas já existentes, pelo menos de modo temporário:
– Procure no rótulo dos cosméticos a palavra "peptídeos". Esta cadeia de aminoácidos aumenta a produção de colágeno e forma uma barreira de hidratação na pele.
– Invista em cremes à base de DMAE, uma substância que age na contração muscular proporcionando uma pela mais firme e esticada.
– Utilize um esfoliante com ácido glicólico, pois, além de remover as células mortas, promove a formação de colágeno.
– O Botox é uma solução que muitas mulheres têm adotado. A toxina botulínica é uma injeção não cirúrgica que bloqueia os sinais nervosos musculares, suavizando ou eliminando temporariamente as linhas de expressão.
– Já o peeling de ácido retinóico promove a descamação da derme, assim sendo estimula a produção de colágeno e irriga o rosto.
– E o preenchimento com ácido hialurônico hidrata e preenche o espaço entre as células.

Existem vários procedimentos que prometem rejuvenescer o rosto, mas é muito importante consultar um médico experiente que, de acordo com as suas necessidades, lhe indicará o tratamento mais adequando.


Fonte do conteúdo e imagem: CuidadosdaPele