Dizem que a gravidez deixa a mulher mais bonita e com um brilho na pele capaz de impressionar qualquer dermatologista. Ainda assim, algumas mulheres não abrem mão da vaidade durante a gestação, e ficam em dúvida sobre quais tratamentos estéticos podem realizar sem prejudicar a saúde do bebê.

Para o rosto e cabelos

A limpeza de pele está liberada mas o mesmo não se pode dizer sobre os peelings: Os peelings estão todos suspensos, somente o Peeling de Cristal é indicado. Isso porque o Peeling de Cristal é uma microdermoabrasão com grãos de cristais que esfoliam a pele. Não é muito agressivo ou com forte química. Ácidos, como o retinóico e o salicílico, não devem ser utilizados em nenhum tipo de procedimento. Além disso, procedimentos capilares como coloração, alisamento, relaxamento e tratamentos antiquedas não são recomendados: No caso de quedas de cabelos, por exemplo, a solução é apostar em uma dieta balanceada para fortalecer os fios.


Para o corpo

Já quando falamos sobre procedimentos estéticos para o corpo, o aconselhável é realizá-los apenas no pós-parto. Tratamentos como radiofrequência para gordura localizada, depilação a laser, procedimentos com luz pulsada, laser fracionado e qualquer outro tipo de tratamento anticelulite, contra estrias ou cicatrizes estão descartados durante a gestação.

Drenagem linfática

Esse é um dos procedimentos campeões de dúvida. Afinal, pode-se fazer drenagem linfática sem problemas? Durante a gravidez, o corpo está mais vascularizado e retendo mais líquido. Por isso, a drenagem – sempre feita com um bom profissional - é indicada.

Atenção aos cremes e produtos de beleza

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contraindica o uso de três substâncias na gravidez: chumbo, cânfora e ureia acima de 3%, as quais podem ser facilmente encontradas em diversos produtos, como cremes, colorações e hidratantes. Por isso, o cuidado deve ser redobrado ao ler os rótulos dos produtos. Outras substâncias muito presentes em produtos de beleza são a hidroquinona e derivados da vitamina A, caso da tretinoína, do adapaleno e da isotretinoína. Infelizmente, pouco se sabe sobre todas as substâncias utilizadas na área da beleza, e por isso, na dúvida ou falta de evidências, o melhor é não utilizar. Assim, deve-se evitar o conservante parabeno, encontrado em desodorantes, maquiagens e xampus, assim como o fitalato, muito usado em sprays fixadores e esmaltes.


Fonte: gnt.globo.com
Fonte da imagem: www.vix.com