A magnetoterapia é um tratamento natural que utiliza campos magnéticos, criados através de aparelhos, para tratar doenças, tais como problemas ósseos, aumentar a regeneração celular, e reduzir inflamações e dores musculares, entre muitos outros exemplos. Utilizada pela cultura oriental há mais de 2 milênios, hoje a magnetoterapia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ao gerarmos campos magnéticos podemos aumentar o movimento de algumas células e substâncias presentes em nosso organismo, já que existe uma grande quantidade de íons livres e moléculas equilibradas eletricamente em nosso corpo, e a intensidade do campo gerado deve variar de acordo com o problema que se pretende tratar. Por essa razão, o tratamento deve ser feito por um profissional qualificado que saberá adaptar adequadamente o tratamento às necessidades de cada paciente.


Muitos são os benefícios da magnetoterapia indicados por estudos, e entre eles podemos destacar:


  • 1- Aumento da circulação sanguínea: O campo magnético é capaz de diminuir a contração dos vasos sanguíneos, o que possibilita que o sangue circule melhor em nosso corpo.


  • 2- Alívio rápido da dor: Entre as substâncias que podem ser estimuladas pelos campos magnéticos estão as endorfinas, que são substâncias analgésicas naturais.


  • 3- Redução de inflamações: Isso ocorre graças ao aumento da circulação e redução do pH do sanguíneo.


  • 4- Aumento da regeneração celular: Ao melhorar o funcionamento das células, possibilita também melhor regeneração de tecidos e ossos.


  • 5- Prevenção do envelhecimento precoce e do surgimento de doenças: A magnetoterapia é capaz de eliminar as toxinas que lesam as células e prejudicam a saúde.


Embora o tratamento com a magnetoterapia seja muito positivo, existem algumas restrições devido a todas as alterações que ele provoca no organismo, portanto, o tratamento é contraindicado nos casos de:

  • - Câncer em qualquer parte do corpo;
  • - Hipertireoidismo ou mal funcionamento das glândulas suprarrenais;
  • - Miastenia grave;
  • - Hemorragias ativas;
  • - Infecções fúngicas ou virais.

Além dos casos citados, existem algumas outras restrições de uso da magnetoterapia, por isso é aconselhada a aprovação médica e acompanhamento com um bom profissional.


Você, profissional habilitado em saúde estética, encontra o aparelho de Magnetoterapia para venda e aluguel na LIRIU's aesthetics, distribuidora de equipamentos e produtos estéticos.


Fontes de conteúdo: Tua saúde, Portal Unisaúde, I-Tech Medical Division

Fonte de Imagem: Google