Ao longo do tempo a nossa pele vai perdendo sua elasticidade, e é aí que começam a aparecer as rugas e as manchas na pele se tornam mais frequentes.

Alguns cuidados como evitar banhos em água muito quente, não fumar, manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos ajudam a retardar o envelhecimento e flacidez, mas algumas partes do nosso corpo acabam envelhecendo mais rápido do que as outras.

Uma lista feita pelo jornal ‘The Huffington Post’ destacou as 6 partes do corpo que acusam a sua idade:


  • 1- Mãos:
    As mãos expõem as marcas do tempo mais do que qualquer outra parte do corpo. Especialistas apontam que uma das principais razões para o envelhecimento das mãos é a exposição ao sol, por isso o uso de protetor solar e de um bom hidratante nas costas das mãos é essencial.


  • 2- Rosto:
    As sardas podem parecer adoráveis quando somos crianças, mas não se tornam tão atraentes na fase adulta. Por isso, proteja a sua pele e mantenha uma alimentação saudável. Por mais que seja inacreditável, um estudo de 2009 revelou que a perda excessiva de peso pode te dar uma aparência de mais idade, e que uma pessoa que perde 10kg aparenta ser 4 anos mais velha do que era anteriormente.


  • 3- Pálpebras:
    A medida que envelhecemos nossas pálpebras vão se esticando e os músculos de apoio se tornando mais ineficazes, o que pode levar excesso de gordura acima e abaixo dos olhos. Beber água, dormir bem e consumir menos sal estão entre as coisas que podem ajudar a manter uma boa aparência.


  • 4- Pescoço:
    Seu pescoço é uma das primeiras partes a envelhecer, na verdade, porque é composto por uma pele muito fina, o que faz com que ela se estique e fique flácida mais facilmente. Para prevenir o envelhecimento, é aconselhado usar um bom hidratante facial.


  • 5- Cotovelos:
    A maioria das pessoas sofre com a pele seca ao redor do cotovelo ao passar dos anos, mas essa situação pode piorar por motivos como o tabagismo, a exposição ao sol, estresse, falta de líquidos e perda de glândulas sudoríparas.



  • 6- Cabelos:
    Os cabelos se tornam mais finos, secos, quebradiços e grisalhos com a idade. O melhor conselho é hidratar o cabelo com óleos específicos, adicionando umidade, e fazer tratamentos capilares ricos em proteínas.


Alguns sinais do tempo não podem ser totalmente evitados, mas hoje, além dos cuidados já mencionados aqui, exigem diversos procedimentos estéticos que ajudam a manter a beleza, retardar o envelhecimento precoce, hidratar a pele e, claro melhorar nossa autoestima.



A Clínica Anis, localizada em Goiânia-GO, realiza com profissionalismo e eficiência tratamentos de revitalização facial, das mãos, entre muitos outros procedimentos para te ajudar a cuidar ainda mais da sua aparência.


Fonte de conteúdo: Banco da Saúde

Fonte de imagem: Google