São as grandes aliadas nos procedimentos estéticos e a oportunidade do profissional fechar o seu procedimento com chaves de ouro. As máscaras têm ações variadas como, limpeza, hiperemia, hidratação e entre outras. São importantes também devido ao seu efeito psicológico, afinal pode ocasionar sensação de frescor e tensão remetendo ao cliente a convicção de que algo importante foi feito sobre a pele.
As máscaras são classificadas pelas seguintes propriedades:

– Detergente: atua como limpadora da pele. Ex.: Argila.
– Clareadoras: são doadoras de luminosidade e possuem efeito despigmentantes.
– Queratolíticas: atuam como esfoliante, funcionam como um peeling, renovam a pele. Ex.: com Ácido Glicólico, Lático, Cítrico, Salicílico e Acetona.
– Adstringentes e Tônicas: corrige transitoriamente a seborreia e óstios dilatados. Promovem o fechamento dos poros e refrescancia.
– Nutritivas: ação lubrificante, preventiva de rugas e restabelece a hidratação cutânea. Nutre a pele repondo os nutrientes para peles desvitalizadas.
– Tensoras: efeito lifting e corrige pequenas rugas.
– Calmante: produzem refrescância e acalmam a irritação da pele diminuindo o rubor.
Classificação Cosmética:
– Absorventes: tem ação limpadora e efeito tensor transitório deixando a pele firme, fresca e aveludada.
– Esfoliante: contra-indicada para peles secas e sensíveis por produzirem efeito peeling, contém grânulos sintéticos e podem conter peeling químico como AHA’s e BHA’s.
– Cremosa: contra-indicada para peles acnéicas. Não enrijecem o rosto e são fáceis de remover. Geralmente são máscaras nutritivas ou hidratantes com ativos como vitaminas A e E, elastina, colágeno, placenta, ginseng e etc.
– Peel Off: forma uma película que adere à pele depois de seca promove uma pequena esfoliação, ação tensora e oclusiva, favorece a permeação de ativos. Deve ser removida sempre puxando a película da região do queixo para a testa.
– Argilosa: tem a função de desintoxicação, respiração cutânea, nutrição, clareamento e normalização da pele. Muito usada em tratamentos estéticos ortomolecular ou funcional.
– Tensora: pode ser em pó, ou hidroplástica, ou de porcela. São oclusivas e tensoras. Promove a permeação de ativos e possui efeito lifting.
– Peeling: promove esfoliação química e/ou física. Pode conter AHA’s ou BHA’s.
– Oclusiva: pode ser hidroplástica ou de porcelana, promove oclusão favorecendo a permeação de ativos.

Fonte: samana.com.br
Fonte da Imagem: samana.com.br