A hiperpigmentação da pele está entre uma das maiores insatisfações estéticas atuais. O escurecimento da pele ocorre por diversos fatores, inclusive por motivos genéticos, e por Acantose Nigricans, uma lesão na pele que provoca espessamento e a hiperpigmentação, estando esse fator geralmente relacionado à obesidade.

A depilação também é um agente causador do escurecimento da pele. A depilação feita com cera, por exemplo, deixa a pele irritada e avermelhada por um tempo, o que acaba posteriormente adquirindo uma cor mais amarronzada.

Alguns cuidados, no entanto, podem ser tomados como forma de prevenir o aparecimento dessas manchas nas axilas, e entre eles podemos citar:


- Manter uma boa higiene para evitar o excesso de bactérias nas axilas. Esses microrganismos deixam a pele mais sensível e, portanto, mais propensa ao aparecimento de manchas.

- Fazer o uso de desodorantes sem álcool em sua fórmula, pois esse elemento irrita e traumatiza a pele.

- Hidratar a pele é fundamental para qualquer parte do corpo, mas ainda mais para as axilas, que ressecam mais facilmente.

- Fazer esfoliação para renovar a camada de células do local e prevenir a formação de pelos encravados e as manchas.

- Utilizar roupas leves e que não mantenham o atrito constante do tecido artificial com a pele, pois isso também pode traumatiza-la.

- Cuidados com a depilação também são necessários. Alguns tipos de depilação danificam mais que os outros, como as lâminas e loções depilatórias.

- Evitar o sobrepeso, que também favorece o atrito e traumatismo constante das axilas, como em todas as regiões de dobras.

Para as pessoas que têm problemas com hiperpigmentação nas axilas, a Clínica Anis (Facebook, Instagram), em Goiânia-GO, possui tratamento eficaz de clareamento dessas manchas que tanto incomodam.


Fontes de conteúdo: Minha Vida, Vila Mulher, Derma Club

Fonte de imagem: Google