A cada ano as tatuagens se tornam mais populares, aumentando o número de pessoas tatuadas e, por consequência, o número de pessoas que, por algum motivo, se arrependem de terem feito tal procedimento. Assim, a busca pela remoção de tatuagens se torna cada vez mais frequente.

O método de remoção de tatuagem mais utilizado atualmente é o tratamento com laser. Além disso, há a remoção por dermoabrasão, que consiste em lixar a pele ou remover a tatuagem cirurgicamente (o que deixa cicatriz).

Durante o processo a laser, o mesmo ao ser disparado em uma intensidade correta contra uma tatuagem é capaz de "quebrar" a pigmentação em partículas significantemente menores, facilitando o trabalho dos nossos glóbulos brancos, que a identificam como um corpo estranho, de expulsá-la do nosso organismo. Os glóbulos brancos então fagocitam essas partículas da tinta e as levam para o fígado, onde serão finalmente eliminadas do nosso corpo. Assim sendo, na verdade o laser é uma ajuda ao nosso sistema imunológico.


Na remoção de tatuagem a laser o resultado dependerá de uma série de fatores, tais como a cor da tinta que foi usada, a tecnologia dos aparelhos usados durante a remoção, a idade da tatuagem e o grau de superficialidade em que a pigmentação foi depositada na pele. No entanto, é possível remover completamente as tatuagens através de um bom tratamento e com o número de sessões adequadas a cada caso, gerando resultados bastante satisfatórios.

O processo é dolorido, mas a dor se torna menos intensa ao longo do tratamento, à medida que a quantidade de pigmentos vai diminuindo. Também existem alguns métodos para aliviar a dor durante o processo, como pomadas anestésicas e de gelo, antes, durante e depois das sessões, que melhoram parcialmente.


Fonte de conteúdo: Minha Vida, Hypescience, Revista Marie Claire

Fonte de imagem: Google