As varizes são veias dilatadas que se tornam tortuosas e deformadas. Possuem coloração púrpura-azulada e podem surgir em várias partes do corpo, mas principalmente ao longo das pernas e pés, isso porque ficar em pé ou assentado por longos período faz com que a pressão nas veias localizadas nessa região do corpo aumente.

As veias das pernas, que levam o sangue ao coração após irrigar os membros inferiores, possuem válvulas que impedem o retorno do sangue aos pés por força da gravidade. Quando essas válvulas param de funcionar com eficiência, o sangue se acumula nas veias provocando o inchaço e alteração nas mesmas, além de interferir também na sensibilidade da pele.

Alguns casos podem se tornar mais graves, tanto na dilatação de veias profundas quanto na de veias superficiais, e nesses casos de insuficiência venosa edemas podem surgir de forma persistente nos pés, além de úlceras nas pernas e alterações na cor da pele.

Para muitos as varizes e vasinhos (variação mais leve das varizes) são uma grande preocupação estética, mas para outros as varizes podem causar muita dor, desconforto e representar o aumento do risco de doenças circulatórias, por isso vale a pena sempre nos cuidarmos e ficarmos atentos ao surgimento desse problema.

Alguns fatores estão relacionados a aparição de varizes, e entre eles estão a idade, histórico familiar, obesidade, tabagismo, sedentarismo, trauma nas pernas, ficar em pé parado por longos períodos ou sentado com as pernas dobradas, o uso de pílulas anticoncepcionais e condições que aumentam a pressão no abdômen, tais como doenças do fígado, líquido no abdômen ou insuficiência cardíaca. Além disso, a incidência é maior entre mulheres, principalmente gestantes.

É importante também advertir que ferir uma veia com varizes pode provocar um grande sangramento. Nesse caso, deite-se imediatamente e eleve a perna ferida. Comprima o ferimento com uma toalha limpa até que o sangramento cesse.

As varizes predispõe as pessoas à flebite, que é a inflamação dolorosa das veias. Coágulos de sangue podem se formar nas veias, e quando um deles se instala numa veia profunda, pode ocorrer que um fragmento dele se desprenda e, através da circulação venosa alcance o pulmão. Portanto, caso ocorra qualquer inflamação dolorida, seja com endurecimento da área ou não, em uma ou ambas as pernas e que não desapareça ao elevá-las, procure ajuda médica de forma imediata.

O tratamento mais comum para varizes profundas é a remoção cirúrgica das veias comprometidas, onde são feitas diversas incisões para retirar as veias afetadas e posteriormente se protege as pernas com bandagens. O procedimento é rápido, o tempo de hospitalização é curto e a recuperação em casa pode durar algumas semanas.

No caso de varizes mais superficiais, existem outros tipos de tratamentos tais como a injeção de drogas que necrosam as veias, a fim de que elas parem de conduzir sangue. O procedimento pode ser feito geralmente com duas os três aplicações.

Em Goiânia, a Clínica Anis (Facebook, Instagram) possui tratamentos que combatem os pequenos vasos através de laser e de técnicas injetáveis, evitam o surgimento de novos microvasos e melhoram a circulação. O tratamento tem resultados imediatos e é eficiente contra essa disfunção estética que incomoda tantas pessoas.


Fontes de conteúdo: Drauzio Varella, Minha Vida, Md Saúde

Fonte de imagem: Google