Desde a antiguidade a aparência tem sido uma grande preocupação, levando a práticas cosméticas e cirurgias para satisfazerem as necessidades da vaidade e da autoestima. Isso se tornou ainda mais evidente nos dias atuais, e a procura por procedimentos estéticos está cada vez maior.

Os centros e clínicas de estética estão cada vez em maior número, e já não são frequentados apenas por mulheres, mas também por homens, idosos, crianças e todo o tipo de público, e a tendência é que a oferta de serviços cresça ainda mais.

Segundo o SEBRAE, considera-se um centro de estética uma empresa que presta serviços de tratamento corporal e facial, através de cosméticos e equipamentos, ajudando a atingir os objetivos estéticos dos clientes.

Já nas clínicas de estética, exige-se profissionais técnicos responsáveis, geralmente médicos, além de registro em órgão específico, já que nelas são realizadas cirurgias plásticas, cirurgias vasculares e outros procedimentos invasivos.

Para que você ofereça um serviço a um cliente, precisa estar em adequação às especificações e regulamentações no país e, portanto, é importante que conheça as leis que regulamentam o negócio em que você trabalha.

Na área da estética o perfil dos consumidores está cada vez mais exigente e atento a higiene, de um modo geral, tanto do estabelecimento quanto dos profissionais que prestam os serviços. Afinal, todo cuidado é pouco principalmente quando se trata de uma área que reflete na saúde do cliente.

É importante ressaltar também que a empresa e seus profissionais são os responsabilizados caso aconteça acidentes aos seus consumidores devido ao uso inadequado de produtos e/ou equipamentos.

A ANVISA é o órgão responsável pelo aval dos equipamentos utilizados nos procedimentos estéticos, tanto pela eficácia dos mesmos quando pela segurança. Portanto, quando o aparelho não é registrado não é possível garantir seus resultados e nem mesmo a integridade física do cliente.


Fonte de conteúdo: Negócio Estética

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