A acne é uma desordem cutânea que pode dar muito trabalho e ser bastante desconfortante para muitos, e existem várias maneiras de tratá-la. Aqui estão cinco maneiras de impedir os problemas com a acne antes mesmo de começarem.

1- Controle da Oleosidade
O excesso de sebo pode levar a comedões (cravos pretos) abertos ou fechados, pápulas e pústulas e, em casos graves, nódulos e cistos. Os hormônios, particularmente a testosterona, são a fonte do excesso de produção de sebo.

Um aumento na testosterona durante a puberdade é um dos motivos pelos quais muitos adolescentes sofrem de acne. Algumas pessoas têm condições médicas que podem alterar os hormônios, e certos medicamentos também podem causar esse desequilíbrio. Se este for o caso, o cliente provavelmente terá que procurar por um médico para tentar controlar os níveis hormonais. O estresse também pode afetar o equilíbrio dos hormônios.

É comum que quem sofre de pele oleosa queira, automaticamente, tentar secá-la. O que essas pessoas não sabem é que secar a pele desencadeia mais produção de óleo. A melhor maneira de combater o excesso de óleo é limpando a pele duas vezes ao dia com um sabonete apropriado para o seu tipo de pele e mantendo a pele bem hidratada.

Os clientes podem sentir que o uso de qualquer agente hidratante tornará a pele mais oleosa, mas é importante manter o equilíbrio. O uso de máscaras de argila e / ou carvão também ajuda a absorver o excesso de óleo. Os retinoides também são importantes para regular a produção de sebo, mas certifique-se de informar aos seus clientes que pode levar de seis a oito semanas para ver os resultados.

2- Esfoliar a pele

A acumulação de pele morta é uma causa contributiva para a acne, portanto, é importante esfoliar a pele regularmente. Os produtos de limpeza com ácidos hidroxi alfa e / ou beta podem ser úteis para esfoliação suave, além de fornecerem uma limpeza completa.

O ácido beta-hidroxi também é comumente usado em produtos secundários, uma vez que é atraído pelo óleo e pode ajudar a quebrar comedões, liberando células mortas que se acumulam no folículo. Outras formas de esfoliação que podem ser realizadas em casa são máscaras de enzimas e esfregações físicas, embora aqueles com pele inflamada devam fazer isso com cautela.

A melhor maneira de obter uma esfoliação profunda para aqueles propensos a acne, no entanto, é através de tratamentos profissionais, e existem diversos tipos de tratamentos e máscaras de esfoliação disponíveis.

3- Lutar contra as bactérias

As bactérias estão presentes em todos os tipos e condições da pele; A bactéria p.acnes, em particular, está associada a surtos de acnes. As bactérias se reproduzem em áreas congestionadas, pegajosas e escuras, como o folículo capilar bloqueado com sebo e pele morta. Uma vez que a bactéria começa a se construir no folículo, isso cria inflamação - é por isso que é importante controlar o óleo e esfoliar, em primeiro lugar.

Lutar contra as bactérias seria então o próximo passo. Para evitar a acumulação de bactérias na pele, existem várias coisas que o cliente pode fazer. Em primeiro lugar, qualquer coisa que entre em contato com a pele deve estar limpa, incluindo as mãos. A maioria das pessoas tende a tocar o rosto várias vezes ao longo do dia, sem sequer pensar nisso. Além disso, os telefones podem estar cheios de bactérias e são mantidos no rosto regularmente.

Outro item comumente usado que pode abrigar bactérias são os pincéis de maquiagem quando não são limpados regularmente. Trocar as fronhas e lençóis regularmente também pode ajudar a reduzir as bactérias. Existem vários ingredientes que ajudam a combater as bactérias. Os dois mais conhecidos são os peróxidos de benzoíla e o óleo de melaleuca (ou óleo da árvore do chá). Estes são comumente usados em produtos de limpeza ou como tratamentos pontuais.


4- Reduzir as inflamações

A inflamação pode ser causada por uma infinidade de coisas, mas vamos nos concentrar em algumas das mais comuns. Uma das principais causas da inflamação é a exposição ao sol. É importante informar os clientes sobre s efeitos nocivos do sol como um todo, mas concentrar-se nos efeitos negativos sobre a acne, incluindo secar a pele demais, o que resulta em surtos de acne posteriormente, por acabar desencadeando naturalmente mais produção de óleo.

Outras causas de inflamação incluem esfregar e espremer as espinhas e cravos existentes na pele. Qualquer tipo de fricção pode piorar ou desencadear uma ruptura espalhando bactérias, ou mesmo causar hiperpigmentação. Produtos que podem causar irritação, incluindo amaciantes, perfumes e materiais de vestuário específicos podem provocar a aparição de acnes. São recomendados roupas brancas de algodão, especialmente para aqueles que são propensos a terem acne no corpo.

5- Fazer mudanças no estilo de vida

Um estilo de vida saudável ajuda a manter um sistema imunológico saudável. Quando o sistema imunológico é forte, o corpo inteiro, incluindo a pele, é capaz de combater substâncias potencialmente nocivas. Fumar, por exemplo, diminui a circulação sanguínea que entrega oxigênio ao corpo, incluindo a pele. As P.acnes são bactérias anaeróbicas e não podem viver em um ambiente rico em oxigênio; Portanto, a circulação adequada é essencial para reduzir os problemas com a acne.

Os exercícios físicos são uma outra maneira de manter o sangue circulando, além de ajudar a reduzir o estresse. É igualmente importante aprender a gerenciar o estresse, não apenas para a saúde da pele, mas também para o bem-estar geral.

A dieta também desempenha um papel na pele saudável. Comer alimentos ricos em Ômegas e reduzir os produtos lácteos mostrou grande benefício para aqueles que lutam contra a acne. Dormir bem é uma coisa que a maioria das pessoas não associa aos cuidados com a acne e com a pele de modo geral, mas é durante o sono que a pele é capaz de se restaurar.


Baseado no texto de Terri A. Wojak, esteticista licenciada há 20 anos.

Fonte de conteúdo: Skin Inc.
Fonte de imagem: Google