Quarta-feira de cinzas é o dia mundial da ressaca. E, a máxima vale para os cuidados com a pele também. Depois de dias de folia, que envolvem exposição ao sol, muita maquiagem, drinks e alimentação desregulada, é hora de apelar para um resgate total.

Para te ajudar na missão, reunimos cinco dicas espertas de três dermatologistas e um cosmetólogo. Vamos a elas.

Limpeza profunda
"Tire um momento para aplicar demaquilante com calma e remover todos os resquícios de maquiagem e glitter que ainda podem estar sobre a pele. O melhor é aquele no qual você não precisa fazer força para retirar a maquiagem", afirma o dermatologista Dr. Jardis Volpe. Depois disso, é hora do sabonete de limpeza facial, que pode contar com ativos descongestionantes e com ação detox, como o carvão ativado. "No caso da pele mais oleosa, o sabonete deve trazer ativos como Acneol SR, que traz agentes anti-inflamatórios e seborreguladores", afirma a Dra. Claudia Marçal.

Renovada
Fazer uma esfoliação delicada, ajuda a remover as impurezas causadas por sujeira e poluição. "Esfoliar em excesso cria pequenas fissuras na barreira da pele que levam a uma perda maior de hidratação e geram inflamação", diz o Dr. Jardis. Os melhores produtos são os à base da seda de arroz ou ácido glicólico, que não é tão abrasivo na remoção das células mortas como os produtos granulosos.

Cuidado com os olhos
Se a festa foi longa e no dia seguinte os olhos ficaram inchados, vale dar mais atenção à área. "Para diminuir o inchaço, invista em compressas com camomila e arnica. Além de evitar bebidas alcoólicas, cigarro e dormir bem, utilize constantemente o protetor solar", afirma a Dra. Valéria Marcondes.

Hidratação é tudo
A hidratação facial jamais deve ser negligenciada e é importante ficar de olho no ácido hialurônico. "Esse ativo tem uma molécula grande e não penetra bem na pele, mas já há formas menores de hialuronatos de sódio (ácido hialurônico) que conseguem penetrar na pele e chegam até a derme, o que as torna muito importantes para uso em cosméticos anti-idade e hidratantes", afirma o farmacêutico Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia e diretor científico da Consulfarma.

Ajuda extra
Por vezes, o pedido de S.O.S da pele é tão gritante que é necessário apostar em um booster, com fórmula mais concentrada, ou em um sérum ou elixir. "Com esse tipo de produto, é possível um efeito antifadiga imediato, se você apostar em ativos tensores. Ascorbosilane C, uma Vitamina C estável, também é recomendada, assim como Superox-C, que tem a Vitamina C concentrada: ambos devolvem a iluminação e o brilho facial", afirma o Dr. Jardis. Esse tipo de produto pode ser utilizado duas vezes ao dia.


Fonte de texto: revistamarieclaire

Fonte de imagem: revistamarieclaire