O laser, muito utilizado em procedimentos estéticos ou dermatológicos, também é um grande aliado dos tratamentos oncológicos. Você já ouviu falar do método de laserterapia em tratamentos de câncer? Ele é usado para combater complicações bucais causadas pelos efeitos colaterais dos tratamentos oncológicos, como a quimioterapia e a radioterapia.

A mucosite (inflamação da mucosa) pode ser apontada como efeito colateral e é um que merece maior atenção, mas existem ainda a xerostomia, ou boca seca; as infecções como a candidíase e a herpes; e as infecções odontológicas, como os abscessos dentários. A maioria desses efeitos colaterais pode ser remediada ou até mesmo evitada por meio de orientações e do acompanhamento de um dentista especializado em doenças da boca.

A laserterapia é um tratamento realizado com aplicações de laser de baixa potência que aumentam a microcirculação local e restabelecem a produção da energia celular, promovendo a cicatrização e a ação anti-inflamatória e analgésica no local da aplicação.

De acordo com a dentista oncológica do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon), Beatriz Coutens, a laserterapia é indicada para o controle da dor dos pacientes. "Esse método é usado tanto para dores agudas e crônicas para uma reparação tecidual, uma reparação mais rápida, em casos de cicatrização, e também em casos de edemas, em que se busca uma ação anti-inflamatória", explica a médica, acrescentando que o objetivo é oferecer bem-estar ao paciente.

A doutora disse ainda que, no Cecon, o uso da laserterapia é sugerido de forma preventiva, visando reduzir a ocorrência da mucosite oral. "Há também uma técnica com a utilização do laser que se chama terapia fotodinâmica, que é aplicada para controle de infecção, sem a utilização de medicamentos.

É usado um corante biológico e, no momento da utilização do laser, a interação luz/corante é eficaz na destruição dos microrganismos geradores da infeção", acrescenta Beatriz. O laser, portanto, contribui para reduzir os efeitos colaterais do tratamento do câncer e oferecer mais conforto ao paciente.


Fonte de texto: panoramafarmaceutico.com.br

Fonte de imagem: esteticistacomovoce