Olá, tudo bem? Você possui fortes dores musculares e tem tido um mau desempenho nas suas atividades do dia a dia, mas não sabe o que pode estar lhe causando o incômodo e como tratar? Confira a matéria sobre Ventosaterapia, o tratamento ideal para amenizar as dores sofridas e ajudar a manter seu bem-estar.

De acordo com a Fisioterapeuta Esteta, Suiani Otto, a Ventosaterapia é um procedimento terapêutico, no qual faz parte da Acupuntura, realizada por meio da aspiração de copos acrílicos sobre o corpo do cliente. O procedimento é executado para promover a oxigenação da pele, aonde ocorre trocas gasosas e há a liberação de toxinas.

"O tratamento serve para estimular o relaxamento e a oxigenação da musculatura que está sob algum estresse, como por exemplo, excesso de má postura, dores musculares, lombalgia, trigger points, pontos de tensões musculares e outros", afirma Suiani.

Michele Rodrigues, que já fez a aplicação da ventosa algumas vezes, nos conta um pouco de sua experiência com o procedimento. "Quando eu faço a drenagem, os músculos das costas ficam muito tencionados, a partir disso, coloco as ventosas. O processo é bem rápido, o único incômodo é que o local fica bem roxo. No meu caso dura uma semana, embora isso, o alivio é praticamente imediato", destaca.

Segundo a profissional fisioterapeuta, a ventosoterapia pode ser feita uma vez na semana, tendo como finalidade estabelecer a coloração da pele. Dependendo do porte físico muscular de cada indivíduo, a sessão de início pode durar em média de 3 a 5 minutos, podendo ser aumentado de 5 para 15 minutos. A ventosa pode ser aplicada por profissionais fisioterapeutas e acupunturistas, tendo como principal objetivo beneficiar a nutrição muscular, aliviar tensões e pontes de gatilhos.

Como todo tratamento, a ventosoterapia deve ter seus cuidados, e a fisioterapeuta esteta alerta sobre os riscos que podem acontecer na ação do processo.

"Os riscos em relação a ventosa são por falta de minerais presente no corpo, como por exemplo: sódio, potássio, cálcio e magnésio. A falta desses elementos pode irritar a musculatura, não podendo ser aplicada em áreas lesionadas e irritadas", diz.

Para ela, a realização da ventosa é contraindicada para pessoas que possuem doenças patológicas, como câncer, problemas sanguíneos, anemia, hemofílicos, hipertemia, epilepsia, gestantes, proeminência óssea e pessoas cardíacas.


Por Raquel Lima