Para compreender melhor o que é a terapia ortomolecular é preciso entender o significado desse termo. A palavra foi criada por Linus Pauling por volta de 1969. "Ortho" significa "perfeito" ou harmônico, nesse sentido o conceito da terapia Ortomolecular é então, uma forma de harmonizar as reações bioquímicas com a finalidade de conseguir uma homeostase no funcionamento do corpo humano.

O tratamento ortomolecular, estuda a fundo a bioquímica do organismo humano com o objetivo principal de conservar a vitalidade das células, utilizando substâncias naturais como vitaminas, minerais, aminoácidos, entre outras moléculas orgânicas.

Esse conceito, pode ser visto como meio preventivo de doenças e na Estética, buscando uma harmonia na pele, em sua beleza, vitalidade, promovendo um aumento da capacidade de energia orgânica, maior proteção contra os agentes agressores externos e ainda prevenção dos impactos que estes, ofertam à pele.

O funcionamento harmonioso da pele tem relação direta com as trocas celulares metabólicas, assegurando ou não a homeostase dos tecidos que favorecerão a hidratação, a renovação celular, a flexibilidade das fibras elásticas e colágenas, e uma adequada vascularização com consequente oxigenação do tecido.

O conceito da Terapia Ortomolecular na pele é ofertado por cosméticos, que utilizam os preceitos da oligoterapia. Os Oligoelementos são elementos químicos de baixo peso molecular presente em pequenas quantidades nas células vivas. Esses elementos catalisam funções enzimáticas, permitindo que sua presença influencie a velocidade de uma reação, sem ter uma parte ativa nesta reação. São substâncias que se encontram em estado natural no organismo sob forma de vestígio de diversos metais, que participam de um número importante de reações fisiológicas. Sem sua presença ativa no organismo, as funções do organismo, são prejudicadas provocando aspectos inestéticos. Algumas vezes, não há carência efetiva de um determinado elemento, porém, este pode estar inativo ou desativado.


Pensando em aprimorar e melhorar o conhecimento na área da Estética a Incursos possui a especialização em Terapia Ortomolecular e Fitoterápica com "Ênfase na Prática Clínica" para agregar na sua formação e aperfeiçoar seu currículo profissional.

Fonte: Negocio Estetica
Imagem: Diersmann