Para entender como cuidar das manchas provocadas pela melasma é preciso saber qual o motivo de elas aparecerem. A mancha escurecida que, geralmente, aparece na pele de mulheres adultas é causada por diversos fatores como o sol, calor, estresse, hormônios, medicamentos, irritação da pele entre outros. Normalmente surgem no rosto, na região da testa, buço, bochechas e mandibular. Apesar de ter tratamento, o desaparecimento total das manchas é quase impossível devido a essa multiplicidade de causas. O tratamento do melasma é um desafio não só para o médico como também para o paciente.

Para tratar o melasma podem ser usados antioxidantes sistêmicos como "Polypodium Leucatomos", Vitaminas C, Vitamina E, Pomegranate e Picnogenol. Também são utilizados cremes clareadores e procedimentos como peelings, laser, microagulhamento e Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP®).

Durante o verão as manchas podem piorar em razão da alta na radiação solar. O sol ao atingir a pele em qualquer parte do corpo, promove estímulo de várias substâncias como o hormônio melanócito estimulante (MSH) e, sendo assim, mesmo que o rosto esteja protegido, o sol em outras partes do corpo terá alguma influência na piora do melasma.

Por isso, na estação do ano considerada mais quente o uso de filtro solar para evitar a piora do melasma deve ser redobrado. Na hora de adquirir o filtro solar para o tratamento do melasma é importante analisar se o mesmo possui as seguintes características: Filtro orgânico ou fisíco, filtro com proteção para a radiação UVA, UVB e luz visível, filtro com FPS ou PPD alto 60/30, filtro com pigmento para proteger da luz visível, filtro com alta cobertura e potencial para esconder o melasma.

O filtro físico ou orgânico é o filtro que reflete a luz do sol e impede que a mesma possa agredir a pele. O outro tipo de filtro é o filtro químico cuja molécula interage com a radiação solar e a transforma em calor que em algum grau piora o melasma.

Já em relação a luz visível presente nas lâmpadas, computadores e telefones celulares elas representam 40% da luz solar e não existe filtro solar para proteger nesses casos. É o pigmento que faz esse papel. Portanto, já que a luz visível escurece mais o melasma é muito importante que o protetor solar no tratamento do melasma tenha coloração que esconda essa mancha. Se o filtro solar usado não tiver cor, a pele não estará protegida, mesmo que as outras características do produto sejam ótimas.

Tratamento

Uma das opções para tratar o melasma no verão é o ácido tranexâmico. Ele pode ser tópico e injetável, mas os estudos científicos tem identificado que por via oral ele é mais efetivo. Esse ácido bloqueia os estímulos provocadores do melasma sendo eficiente verão quando estes são bem intensos.


O ácido tranexâmico é um medicamento "off label" para o melasma e são necessários exames de sangue prévios à sua utilização. Mulheres com risco para trombose em geral não podem ingerir deste ácido. Durante o aumento da temperatura solar, os peelings e o laser devem ser evitados no tratamento do melasma, a não ser que a pessoa não esteja tomando nenhum sol.

O microagulhamento e a microinfusão de medicamentos na pele que são feitos com agulhas muito delicadas, não liberam calor e também podem ser usados no verão.

E você que acabou de ler. Atua na área da estética e quer melhorar sua qualificação no mercado de trabalho? Comece sua especialização na Incursos e enriqueça ainda mais seus conhecimentos.



Fonte: Claudia

Imagem: Polina Tankilevitch via Pexels