Existem uma diversidade de cores de pele e dessa mesma forma também há tipos de pele que se diferem um do outro. Para que uma pele seja bem cuidada e saudável é importante entender em qual tipo de pele a sua se encaixa para que o tratamento diário seja adequado.


Os tipos de pele se dividem em quatro sendo eles: normal, mista, seca e oleosa. Essa variedade existente se dá devido a genética como também aos fatores internos e externos, como poluição e ar condicionado, por exemplo.

A importância de saber identificar qual é o tipo de pele de cada pessoa é para que os cuidados necessários sejam realizados de maneira adequada com a finalidade de melhorar os pontos negativos que cada tipo possui para não piorar a situação com o uso de tratamentos inadequados.


Os tipos de pele e seus cuidados


Normal


Esse tipo de pele tem essa denominação porque possui um equilíbrio ideal entre água e gorduras. Não é demais, para ficar muito oleosa; e nem de menos, para ressecar. Geralmente, as pessoas que tem esse tipo de pele possuem poros menores, textura aveludada e rubor natural.

Com todos os benefícios que esse tipo de pele possui, é necessário ter certos cuidados. A pele normal deve ser mantida hidratada e é comum o aparecimento de rugas na região dos olhos. Então, neste caso é importante o uso de um creme específico para essa região. Além disso, os passos básicos de cuidados são essenciais: higienizar, tonificar, hidratar e proteger.

Seca


Como o próprio nome já diz esse tipo de pele tem em grande deficiência de água e sebo. É por essa razão, que possui o aspecto áspero e ressecado.

Com a ausência de oleosidade e umidade, a pele fica sem proteção, e isso pode gerar feridas e vermelhidão. É comum pessoas que têm essa pele apresentarem poros pouco visíveis, com aparência desidratada, com facilidade para craquelar e tendência ao ressecamento.

Os cuidados para esse tipo de pele precisam ser redobrados com hidratação. A pele seca também necessita de água para que a renovação celular seja restabelecida.


O recomendado para esse tipo de pele são os cremes e séruns, devido a capacidade de repor a água perdida que possuem. Entretanto, é importante também o uso de produto anti-idade já que a tendência da pele seca é de aparecer rugas mais rápido.


Vale ressaltar que todos os tipos de pele tendem a ficar secas à medida que envelhecem.

Oleosa


Esse tipo de pele produz muito sebo. Quem possui a pele oleosa costuma ter os poros dilatados, a pele com muito brilho, pegajosa e propensa a acne.


De maneira geral, as pessoas com pele oleosa possuem a tendência de lavar o rosto várias vezes ao dia, porém isso só aumenta a produção de sebo. A utilização de cremes gordurosos também proporciona esse aumento.

No Brasil esse tipo de pele é muito comum, e é por essa razão que existe uma grande variedade de produtos voltado para os cuidados da pele oleosa. Os melhores cosméticos para esse tipo de pele são os livres de óleos (oil-free), loção, gel-creme e séruns. Além disso, é importante utilizar protetores solares com efeitos matte e que controlam a oleosidade.

Mista


Como o próprio nome já diz esse tipo de pele possui todos os tipos incluídos em um só. No rosto, a zona T (testa, nariz e queixo) a pele é oleosa, e nas bochechas e extremidades do rosto, por exemplo, a pele é seca.


Normalmente, as áreas do rosto que são oleosas costumam apresentar acnes enquanto que em outras como nas bochechas são ressecadas. Para esse caso o recomendado são produtos voltados para controlar a oleosidade e hidratar. No entanto, é necessário evitar o uso de cosméticos que provocam muita adstringência. Produtos oil-free e em gel também são recomendados.

Problemas na pele


Acneica


Às vezes, a pele oleosa produz sebo em excesso, e isso gera inflamações profundas e doloridas. Ou seja, espinhas e acnes. Isso se deve à excreção de gorduras pelas glândulas sebáceas, que criam uma proteção na pele e causam essas feridas.

Para esse tipo de pele é necessário o tratamento direto com um dermatologista. Pois, só um especialista consegue determinar quais são as demais causas para o problema, como os hormônios.

Os produtos utilizados devem ser para controlar a oleosidade, ter ação secativa e também hidratar. Nesse sentido, é importante serem mais fluídos, para não entupir os poros e facilitar o nascimento de cravos.

Sensível


A sensibilidade na pele pode acontecer em peles secas ou oleosas. A pele sensível, como o próprio nome diz, é propensa a reações adversas com qualquer substância. Elas podem apresentar, por exemplo, coceira, vermelhidão, escamação e manchas.

O recomendado para a pele sensível são produtos que não possuem ácidos, que podem irritar a pele, assim como com ação calmante e/ou anti-irritante. Além disso, é importante utilizar uma água termal para amenizar as irritações.

Cuidados para todos os tipos de pele


1- Beber bastante água


É importante sempre enfatizar que consumir muita de água é benéfico, pois, uma pele se hidratada de dentro para fora. O ideal é tomar dois litros de água por dia.


2- Uso de protetor solar


Umas das funções do protetor solar é impedir que os raios ultra-violetas agridam a pele e causem problemas. Além de prevenir o envelhecimento precoce. O uso é recomendado como último passo na rotina de cuidados diários.


3- Tônico facial


Não se esqueça do tônico facial. Seu uso é muito importante para tirar todas as impurezas da pele e desobstruir os poros, pois, só água e sabão não conseguem limpar tudo.

4- Hidratação


Independentemente do tipo de pele todos precisam de hidratação. É uma etapa muito importante até mesmo para peles oleosas.

Limpar (com água e sabão, de preferência neutro), tonificar (tônico facial, podendo ser adstringente), hidratar e proteger (com produtos específicos para cada tipo de pele) é a rotina ideal.

Se você atua na área da estética gostar de estar atualizado e deseja prosseguir em seus estudos comece agora sua especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" na Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e se torne referência no mercado de trabalho.



Fonte: Área de Mulher

Imagem: Freepik