O inverno este ano começou dia 20 de junho e com a estação do ano vem os cuidados com a pele que precisam ser redobrados, pois, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Isso faz com que a pele fique mais seca e além disso, os banhos mais quentes provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

O ressecamento na pele se faz presente tanto no corpo quanto no rosto deixando-os com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Por essa razão é importante fazer hidratações corporais mais profundas, vale também investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

Alimentação


Durante o inverno o ideal é consumir legumes, hortaliças e frutas que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. Frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura são exemplos de alimentos recomendados.

Outro alimento que pode ser adicionado em uma dieta saudável é a soja. Ela é rica em isoflavonas que são substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Além da soja, as castanhas, nozes e amêndoas, podem ser adicionadas pois, são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita.

Hidrate-se


Um erro que as pessoas costumam cometer durante o inverno é a diminuição na ingestão de líquidos. Segundo a farmacêutica esteta, Renata Mendes, por incrível que pareça a melhor maneira de manter a pele hidratada durante o inverno é a agua. "Muitas pessoas esquecem de beber água nesse período de inverno porque costumam suar menos devido ao tempo frio, no entanto, beber água é a melhor forma de hidratação" esclarece Renata.


Procedimentos que tratam o ressecamento facial


De acordo com Renata Mendes quando a pele está muito ressacada e precisa de recorrer aos procedimentos estéticos, os mais recomendados são: intradermoterapia, NCTF, peeling e revitalização. Além disso, esses procedimentos necessitam que o paciente evite a exposição solar e por isso são uma boa indicação para fazer durante o tempo frio e seco da estação inverno.


Se você atua na área da saúde e deseja aprimorar seu conhecimento acerca da estética, comece sua especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" na Monte Pascoal. Amplie suas técnicas profissionais e se destaque no mercado de trabalho.



Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia e Renata Mendes – Farmacêutica Esteta (CRF- 16070)

Imagem: Envato Elements