Para quem não sabe do que se trata a eletroterapia ou nunca ouviu falar desse procedimento estético, nada mais é do que a utilização de aparelhos que emitem estímulos elétricos de baixa intensidade para melhorar a circulação, o metabolismo, a nutrição, e a oxigenação da pele. Além disso, o método realizado favorece a produção de colágeno e elastina, possibilitando maior equilíbrio e manutenção da pele.

A eletroterapia é indicada tanto para a pele do rosto quanto do corpo, desde que seja feito antes uma avaliação sobre as áreas que necessitam do tratamento como, por exemplo, para remoção de manchas escuras, cicatrizes de acne, ou de outra cirurgia, eliminar rugas ou linhas de expressão, combater a flacidez, celulite, estrias ou gordura localizada.


Eletroterapia no rosto


Luz pulsada


A luz pulsada é um aparelho que se parece com o laser e é usado devido sua emissão de feixes de luz, que atuam diretamente nos melanócitos, tornando a pele mais clara e com uma cor uniforme. O tratamento realizado além de uniformizar o tom da pele também serve para remover as manchas escuras.

O procedimento é contraindicado nos casos de pacientes que fazem uso de Roacutan, ou de corticoides, anticoagulantes nos últimos três meses. Além disso, o tratamento também não é indicado para quem faz uso de remédios fotossensibilizantes, ou ainda, quando a pele está bronzeada, com feridas, sinais de infecção ou câncer.


Radiofrequência


É um aparelho que passa levemente sobre a pele proporcionando a formação de novas células de colágeno elastina e que produz novos fibroblastos, que tornam a pele mais firme e sem rugas ou linhas de expressão. O procedimento serve também para deixar a pele mais firme e sedosa.


Nesse caso, o tratamento é contraindicado em situações, nas quais, a pessoa se encontra com febre, grávida, com câncer, queloide, prótese metálica na região, marcapasso, hipertensão, ou em caso de alteração da sensibilidade no local a ser tratado.

Corrente Galvânica


Quando se trata da corrente galvânica é usado uma corrente contínua que possui dois eletrodos que precisam estar em contato com a pele para que a substância colocada na pele possa penetrar de maneira mais profunda. A utilização do aparelho também favorece a vasodilatação, eleva a temperatura e diminui o calor. O tratamento serve para penetrar na pele produtos como ureia, colágeno elastina e vitamina C, por exemplo. O procedimento de corrente galvânica também serve para diminuir as olheiras e rugas ao redor dos olhos e da boca, linhas de expressão, além de promover uma revitalização facial.

O tratamento não é indicado para pessoas que possuem marcapasso cardíaco, câncer, alteração da sensibilidade no local, epilepsia, nos elevados níveis de glicocorticoides.


Carboxiterapia


Diferentes dos outros tratamentos, a carboxiterapia consiste na aplicação de injeções de gás carbônico sobre a pele, sendo que o gás melhora a oxigenação dos tecidos e combate a flacidez por promover a formação de novas células que proporcionam firmeza à pele. O procedimento serve para combater as rugas, linhas de expressão e olheiras.


A carboxiterapia é contraindicada para os casos de alergia na pele, obesidade, gravidez, herpes e doença cardíaca ou pulmonar.


Eletroterapia no corpo


Lipocavitação


É um procedimento comparado ao ultrassom que atua nas células que armazenam gordura, levando à sua ruptura e consequentemente a queda dos triglicerídeos na corrente sanguínea. Para a eliminação completo é preciso praticar exercício físico de alta intensidade até 4 horas depois ou fazer uma sessão de drenagem linfática.

O tratamento serve para eliminar a gordura localizada e a celulite independente da área do corpo, possui ótimos resultados quando é acompanhado de alimentação adequada.


Assim como os procedimentos voltados para o rosto o tratamento corporal por meio da lipocavitação também possui suas contraindicações, tais como: durante a gravidez, alterações da sensibilidade, flebite, inflamação ou infecção no local, febre, epilepsia, DIU.


Eletropólise


A eletropólise faz uso de correntes elétricas especificas que agem diretamente no nível dos adipócitos e dos lipídeos acumulados, e ainda aumenta o fluxo sanguíneo local, o metabolismo celular e a queima de gorduras. Serve para combater a gordura localizada e a celulite em qual região do corpo.


Apesar de ser muito eficaz o procedimento possui maiores resultados se for feito em conjunto com exercícios físicos e dieta hipercalórica.


O tratamento é contraindicado em pessoas grávidas, com câncer, marcapasso cardíaco, osteoporose, epilepsia, que faz uso de medicamentos com corticóides, progesterona e/ou beta-bloqueadores.

Corrente Russa


É utilizado um tipo de estimulação elétrica, no qual, são colocados no mínimo dois eletrodos no músculo com a finalidade promover a sua contração. Normalmente é indicado para quem não consegue movimentar os músculos de maneira adequada, mas também é usado em procedimentos estéticos para melhorar cada contração muscular durante o procedimento.


O tratamento serve para deixar os músculos mais fortes e para recrutar mais fibras musculares durante uma contração normal. Os glúteos, coxas e abdômen, são algumas das partes do corpo que a corrente russa pode ser utilizada.


O procedimento não pode ser feito em pessoas que fazem uso de marcapasso, têm epilepsia, doença mental, câncer, lesão muscular no local, presença de varizes na região, hipertensão de difícil controle ou durante a gravidez.


Criolipólise


Nesse procedimento é usado um equipamento que congela a gordura corporal em determinada área do corpo e posteriormente faz com que as células de gordura morram e sejam eliminadas do corpo após a realização de uma sessão de drenagem linfática ou pressoterapia.


O tratamento serve para eliminar a gordura localizada e é especialmente indicado para as áreas do corpo onde se forma alguma prega de gordura como abdômen ou culotes.


A criolipólise é contraindicada em caso de excesso de peso, obesidade, hérnia na região a ser tratada e problemas em relação ao frio como urticária ou crioglobulinemia.


Benefícios da eletroterapia


Tratamento corporal: proporciona hipertrofia muscular, quebra de gordura localizada e celulite, acelera o metabolismo e ativa a circulação.

Toque bioeletroquântico: possibilita o tratamento de dores associados ou não à massagem e cuidados pré e pós-operatório.

Ultradrenagem linfática: combate as toxinas do corpo com rapidez e eficácia.

Tratamento facial: faz lifting imediato (rejuvenescimento facial), hidratação profunda e tratamento para pele com acne e oleosa promovendo a potencialização da permeação de ativos.

Redução de medidas: nesses casos, o aparelho fortalece a região do abdômen, devolvendo os músculos para o lugar e auxiliando no tratamento de diástase abdominal, por exemplo.

Se você leu esta matéria toda porque gosta de estar sempre atualizado na área da estética, mas, ainda não possui especialização nesse campo de atuação, então, comece sua pós-graduação agora em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" na Monte Pascoal. Aperfeiçoe seu conhecimento e se destaque no mercado profissional.



Fonte: Tua Saúde e Enfermagem Estética

Imagem: Envato Elements