Foi através das técnicas usadas pelas coreanas que boa parte das pessoas adquiriram os rituais de skin care. Mas, aos poucos essa tendência de ter 10 passos de manhã e 10 passos à noite foi pesando no bolso, dificultando a rotina diária, e o processo foi sendo deixado para traz. Por isso, entra nos padrões de cuidados com a pele o skip care, um método também adquirido pelas coreanas que simplifica a rotina diária de tratamentos na pele.


O skip care incentiva de certa forma ‘pular’ etapas desses cuidados, mas, ao invés de deixar de fazer os cuidados são apenas simplificados. A finalidade é diminuir o tempo tratando a pele e a quantidade de produtos consumidos e focar no que que é realmente necessário para ter uma pele esbanjando saúde.

Em relação ao ponto de vista da área da saúde, é possível cuidar diariamente da pele usando só dois produtos, sendo um para o período da manhã e outro à noite. Um dos segredos é usar o sabonete de limpeza adequado para sua pele e protetor solar logo após acordar.


De acordo com a dermatologista e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, do Rio de Janeiro, Joana D’Arc Diniz, há filtros solares que já contém hidratantes ou substâncias antioxidantes associadas, para hidratação e prevenção do fotoenvelhecimento. Além disso, ela ressalta que o mercado também já conta com produtos que são formulados com protetores solares associados a substâncias que ajudam a estimular o sistema de defesa da pele na prevenção ao câncer de pele, os chamados foto imunoprotetores.

A dermatologista Joana, ainda indica um produto para limpar e outro para prevenir ou tratar o envelhecimento da pele ou, somente para hidratar mesmo.


Rotina Matinal


Como foi dito acima, o recomendado é apostar na limpeza da pele logo de manhã fazendo uso do sabonete adequado para seu tipo de pele e do filtro solar. Mesmo que você não vá sair de casa é preciso usar o filtro solar, pois a luz da lâmpada, do computador e até mesmo do celular podem prejudicar a saúde da sua pele. O uso do produto ajuda a prevenir o câncer de pele e combate o envelhecimento precoce da pele facial.


O dermatologista Franklin Verissimo, de Fortaleza, explica que o fato de ter uma higiene adequada e manter a proteção são atitudes essenciais para melhorar a qualidade da pele, evitar o aparecimento de manchas, controlar a oleosidade e até mesmo proteger de doenças graves. "Nenhum creme para prevenção de rugas é tão eficaz quanto o uso de protetor solar diário, que deve ser reaplicado pelo menos uma vez ao dia", afirma.


Para a escolha correta do fator de proteção do filtro solar, o recomendado é apostar naqueles que possui proteção mais alta como os que são acima do FPS 30 e, adquirir o produto que contenha o tipo de textura que dê certo com a sua pele.

A dermatologista Kédima Nassif, de São Paulo, dá as dicas dos filtros solares corretos para pele oleosa e pele seca: "O filtro solar das peles oleosas deve conter veículos mais leves como loções, séruns e géis. A presença de micropartículas de sílica na fórmula ajuda a controlar o brilho ao longo do dia. Já os protetores solares de pele seca devem ser mais cremosos, com agentes de hidratação na fórmula".


Produtos para usar à noite


O ideal é fazer uma visita anual no dermatologista ou na esteticista especializada para manter os cuidados de skincare assim como, observar manchas e mudanças em pintas. Os profissionais na área da beleza também podem receitar uma fórmula com várias substâncias focadas em sua pele e, assim, concentrar etapas em um só produto, deixando a rotina prática e certeira.


É o dermatologista ou o esteticista que irá determinar quais são os produtos necessários para usar na pele à noite. No entanto, caso opte por usar produtos disponíveis nas farmácias é necessário observar se há ativos específicos para peles secas, oleosas e mistas, e assim escolher o produto usado para ação deles de acordo com cada pele. Esse é um passo importante para não acabar deixando a pele sobrecarregada ou com falta de nutrição.

O hidratante deve ser usado tanto na pele oleosa quanto na pele seca, porém, na oleosa o indicado é usar produtos mais fluidos e que possuam água na formulação, e na pele seca, os em creme são os mais recomendados.


Após observar a textura do produto o ideal é analisar quais são os ativos de tratamento. Segundo a dermatologista Joana D’Arc, as substâncias preferidas pelos profissionais são: "Ácido retinóico, que atua no controle da oleosidade, e ácido glicólico, que deixa a pele mais firme. Contra manchas, vitamina C, que também tem poder hidratante".

Rotina rápida e eficiente


Pele seca


Manhã: sabonete para pele seca + fotoprotetor com hidratante


Noite: sabonete para pele seca + hidratante com antioxidantes.


Pele oleosa


Manhã: sabonetes para pele oleosa + fotoprotetor com controladores de oleosidade


Noite: sabonete para pele oleosa + sérum ou gel com substâncias controladoras da oleosidade.


Pele mista


Manhã: sabonetes para pele normal + fotoprotetor para peles oleosas


Noite: sabonete para pele normal+ hidratante em gel.

Precisa de mais hidratação?


Ácido retinóico ou tretinoína: são derivados da vitamina A. Agem no aumento da produção de colágeno e elastina e, por isso, deixam a pele mais firme e podem reduzir rugas. O retinóico ajuda a controlar a produção de queratina nos poros, o que evita o aparecimento de acne. A tretinoína faz uma renovação celular e diminui as irregularidades da superfície da pele.


O ácido hialurônico: um dos principais constituintes da pele, responsável por hidratação e sustentação. Ao longo dos anos, sua concentração no rosto cai e pode ser usado em cremes para aumentar hidratação e firmeza.


O ácido glicólico: em concentrações mais baixas (até 10%), tem ação hidratante e em concentrações mais altas, funciona como esfoliante e renovador celular.

Vitamina C: potente para tratar ou inibir o envelhecimento da pele, também tem ação sobre manchas e pode funcionar como hidratante.

Se você já atua na área da estética, mas, deseja aperfeiçoar suas técnicas para melhor atender seu público, então, comece sua especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" na Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: UOL

Imagem: Freepik