Que a massagem relaxante provoca a sensação de relaxamento corporal isso é óbvio, mas, a técnica vai muito além disso. A massagem é uma troca de energias em que, através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético, que proporcionam a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental.


Além dos benefícios proporcionados durante a massagem, a saúde também é beneficiada, principalmente, das pessoas que aderem o habito de receber massagem, pelo menos, uma vez por semana. Há uma série de vantagens contidas no procedimento da massagem relaxante, dentre elas estão:

Controle do estresse;

Diminuição da ansiedade;

Alívio da tensão e das dores musculares;

Melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune;

Diminuição da pressão arterial no caso de pacientes hipertensos;

Alívio das dores de cabeça;

Diminuição do cansaço;

Estimulação e equilíbrio do sistema intestinal;

Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos;

Diminuição das insônias.

Tipos de massagem


Apesar de todas as massagens proporcionarem sensação de relaxamento corporal, existem diferentes tipos de procedimento e normalmente são classificadas em quatro grupos. A massagem terapêutica, indicadas para o tratamento de dores e disfunções. As massagens preventivas, direcionadas para o relaxamento, manutenção do bem-estar e prevenção de lesões. As massagens desportivas, com o objetivo de aquecimento e recuperação muscular. E, por fim, as massagens estéticas, com funções modeladoras e drenantes.

Existem diversas técnicas dentro desses quatro grupos, em que podem ser usados aparelhos, óleos ou pedras quentes, por exemplo, que potenciam as propriedades da massagem.

Locais que fazem massagem


Muitas clínicas, centros de estética e spas oferecem esse tipo de tratamento. Entretanto, é importante escolher um local apropriado, com um profissional especializado na função. O conhecimento da técnica pelo profissional que irá executar o procedimento é essencial para a obtenção de bons resultados, equilibrando a energia e vitalidade do corpo.


Quem não pode receber massagem


A massagem deve ser evitada em pessoas que possuem algum osso partido ou osteoporose, distúrbios hemorrágicos, feridas abertas, câncer ou outras condições médicas que possam ser agravadas com a massagem. As grávidas também devem evitar receber massagens durante o primeiro trimestre, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Se você atua na área da estética e deseja ampliar seu conhecimento e as técnicas para atender seus clientes, esse é o momento certo de se tornar um especialista em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" na Monte Pascoal. Conheça a série de procedimentos que esta pós-graduação tem para oferecer e se especialize.



Fonte: Tua Saúde

Imagem: Envato Elements