A vitamina C possui inúmeros benefícios para a saúde do corpo e pensando nisso foram desenvolvidos dermocosméticos capazes de agir ativamente na pele deixando-a com um aspecto mais saudável e jovial. A tendência tem ganhado cada vez mais notoriedade e aumento no uso voltado para a pele. No entanto, ainda existem alguns questionamentos que precisam serem esclarecidos. Por isso, tire suas dúvidas e saiba quais são os benefícios que a vitamina C proporciona na pele.


Todas as vitaminas C são boas para uso?


Não! A molécula de ácido L-Ascórbico, ou seja, a vitamina C pura apesar de ser muito efetiva é muito instável e oxida facilmente ao entrar em contato com a água e o ar, e isso dificulta muito sua manipulação. Sendo assim, foi feito uma busca para tentar estabilizar o ativo e adiar o processo natural de oxidação, surgindo opções estabilizadas e derivadas da molécula original. Porém, descobriu-se que a versão considerada mais instável é a que traz vários benefícios para a pele. Dessa forma, é importante escolher um dermocosmético que contenha a vitamina C pura (ácido L-ascórbico) e não derivada ou estabilizada, pois assim a pele receberá o melhor ativo.


A vitamina C age na pele de maneira preventiva?


Sim! Além de agir de forma preventiva a vitamina C pode ser usada em qualquer idade. O seu uso ajuda a minimizar rugas e linhas de expressão em peles mais maduras, e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce para quem é mais jovem. A vitamina também contribui com a produção de colágeno, proporcionando uma pele mais firme.

Posso usar a vitamina C e me expor ao sol?


Sim! Diversas pessoas acham que por se tratar de um ácido, o ativo pode provocar queimaduras ou vermelhidão na pele durante a exposição solar, mas, isso não é verdade. A vitamina C contém um ótimo ativo para combinar com o protetor solar pela manhã, ajudando a combater os raios solares com a sua ação antioxidante. Mas, vale ressaltar que o uso do protetor solar é fundamental.


Quanto maior a concentração de vitamina C melhor é para a pele?


Não! Isso porque a pele só consegue absorver 20% de vitamina C pura. Então, quando o ativo é usado em maiores concentrações, sua absorção diminui e pode até causar irritações na pele.

A vitamina C também é indicada para peles oleosas?


Sim! A vitamina C, na realidade, pode ser usada em todos os tipos de pele. Porém, o mais recomendado é usar o dermocosmético que tenha a textura ideal para seu tipo de pele, principalmente, as que são mais propensas à acne.


Versão tópica X versão oral, qual é a melhor opção?


As duas formas de uso são importantes, mas de acordo com a dermatologista Juliana Jordão, a versão tópica, contém ação local otimizada, o que garante um efeito mais direto na pele. Como dica, para obter um melhor resultado ela sugere os produtos com vitamina C pura, aqueles que possuem a informação ácido ascórbico "ascorbic acid" no rótulo e que contenham outros antioxidantes na formulação, como a vitamina E, Phloretin e o ácido ferúlico.


Benefícios da vitamina C


Para a pele facial o uso da vitamina C conta com os seguintes benefícios:


Combate os primeiros sinais de envelhecimento da pele;

Clareia a pele, combatendo as manchas causadas pelo sol, acne ou sardas;

Diminui rugas e linhas de expressões;

Protege as células da ação dos radicais livres, por ser antioxidante;

Hidrata a pele na medida certa, sem deixá-la oleosa.


Como usar a vitamina C na pele do rosto


O ideal é aplicar na pele 1 vez ao dia, após lavar o rosto com água e sabonete líquido, que é mais hidratante. Mas uma outra forma de uso é aplicar uma máscara caseira preparada com vitamina C em pó, linhaça e mel.

Se você atua na área da estética e gosta de estar atento (a) aos principais métodos para deixar a pele dos (as) clientes harmônicas e saudáveis, então, esse é o momento certo para dar um ‘upgrade’ nos seus procedimentos com a especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada do Incursos. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se torne referência na área da beleza.



Fonte: Revista Quem, Tua Saúde e Dermaclub

Imagem: 123RF