Pode-se dizer que a celulite é algo presente em 95% das mulheres e muitas se sentem incomodadas com os ‘furinhos’ que aparecem na pele, sejam nas pernas ou no bumbum. Para eliminar o aspecto de ‘casca de laranja’ que surge, existem vários tratamentos estéticos capazes de deixar a pele lisinha e eliminar as causas da celulite. Conheça as técnicas usadas e saiba o que elas proporcionam a pele.


Antes de ver quais são os tratamentos utilizados pelos profissionais da estética é necessário esclarecer que o ideal é que os procedimentos sejam associados com outros cuidados. Por exemplo, uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos e o uso de cremes contra celulite são fundamentais já que a presença da celulite envolve diversos fatores.


Drenagem linfática


Este procedimento elimina o líquido intersticial encontrado fora das células, diminui as ondulações da pele, elimina as toxinas, melhorando a aparência da celulite, aumentando a autoestima das pessoas que se sentem desconfortáveis com os ‘furinhos’ na pele. Porém, a drenagem linfática não deve ser usada exclusivamente porque sozinha não consegue eliminar as celulites e por isso deve ser realizada associada aos outros tratamentos como foi mencionado acima.


A drenagem linfática é contraindicada em casos de febre, durante a gestação em áreas como abdômen e nos calcanhares, e também em caso de câncer, inflamação local, infecção, lesões na pele, pressão alta ou baixa descontrolada, diabetes descompensada, eczema agudo.


Cremes contra celulite


Os cremes anticelulite com centelha asiática são considerados melhores porque ajudam na quebra da molécula de gordura, aumentam a circulação sanguínea e linfática, diminuindo a fibrose e promovendo a produção de fibras de colágenos que deixam a pele mais firme.

Esse tipo de tratamento pode ser usado também durante a massagem modeladora, que consiste em movimentos vigorosos e rápidos que conseguem modificar a aparência da pele. O uso dos cremes contra celulite deve ser usado todos os dias após o banho, até ser absorvido por completo na pele.


Lipocavitação


A lipocavitação é realizada por meio de ultrassom que penetra profundamente no corpo, quebrando as moléculas de gordura. Essa técnica deve ser feita no mínimo 1 vez por semana e deve ser seguida de uma sessão de drenagem linfática para que todas as toxinas e excesso de líquidos sejam realmente eliminados.


A quebra das células de gordura faz com que uma parte vá para o fígado e parte para a corrente linfática e por isso deve-se fazer exercícios 4 horas depois do tratamento para que a gordura seja completamente eliminada.


O procedimento é contraindicado em caso de doença auditiva, pois, pode ser difícil o tratamento devido ao ruído. Pacientes com insuficiência vascular, implante metálico no local a ser tratado e doenças que afetam os ossos não devem realizar o tratamento de lipocavitação. Quem possui colesterol alto deve obrigatoriamente realizar exercícios após cada sessão para que o colesterol da corrente sanguínea não aumente.


Radiofrequência


É feito com uso de um equipamento que elimina as células de gordura, contrai o colágeno existente e promove a formação de novas células de colágeno, deixando a pele mais firme e uniforme. Esse tratamento também pode ser realizado 1 vez por semana e precisa de uma sessão de drenagem linfática logo a seguir, ou até 4 horas depois para eliminar todas as toxinas envolvidas.


A radiofrequência não deve ser feita em casos de febre, gravidez na região do abdômen, câncer, prótese metálica na região a ser tratada, hipertensão descontrolada e diabetes devido a alteração da sensibilidade no local a ser tratado.

Endermologia


O tratamento é realizado com o aparelho de endermologia que desliza sobre a pele fazendo uma sucção que descola a pele dos músculos, diminuindo suas depressões. Ela reduz a aparência da celulite e redistribui de forma mais uniforme a camada de gordura, melhorando as curvas da paciente, reduzindo alguns centímetros das áreas tratadas.

Em caso de alterações na circulação sanguínea como trombose, doenças renais, do fígado e infecções, o tratamento de endermologia é contraindicado.


Carboxiterapia


No caso da carboxiterapia, várias injeções são aplicadas sob a pele para colocar gás carbônico no local, esticando a pele. O procedimento proporciona uma microcirculação nos tecidos afetados pela celulite, melhorando a chegada de nutrientes necessários para remodelar a região. Ela também promove a quebra da célula que armazena a gordura, que está intimamente ligada a causa da celulite.


O tratamento pode ser realizado 1 ou 2 vezes por semana, e depois de cada sessão é necessário fazer exercício físico moderado por pelo menos 1 hora e após isso deve-se realizar uma sessão de drenagem linfática manual ou mecânica, também chamada de pressoterapia, porque com este protocolo é possível eliminar a gordura e os líquidos envolvidos na celulite assim como melhorar a aparência da pele. Entretanto, é importante reduzir o consumo de gordura e de açúcar para que elas não deem origem a novos nódulos de celulite.

Resultados


Independente do tratamento estético uma sessão não é suficiente para observar a eliminação das celulites. Sendo assim, é preciso fazer pelo menos três sessões. Após esse período, é possível perceber os resultados. Já o número total de sessões que devem ser feitas vai depender do tamanho da região do corpo que contém as celulites, quanto maior o grau da celulite, maior o tempo de tratamento.


Se você atua na área da estética e deseja ampliar seu conhecimento e seus procedimentos no seu estabelecimento, comece sua especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada na Incursos. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se torne referência no mercado de trabalho.


Fonte: Tua Saúde
Imagem: 123RF