O ácido tem sido muito usado nos procedimentos estéticos faciais com a finalidade de amenizar manchas que aparecem com a idade, exposição solar, melasma ou por cicatrizes de espinhas, cravos, dentre outras. Esse tratamento no rosto também é eficiente para lidar com poros abertos e oleosidade. O procedimento renova a pele e consequentemente elimina as células causadoras das manchas.


Existe uma variedade de ácidos voltados para os cuidados com o rosto e cada um contém uma finalidade específica. Por isso, o ideal é conhecer cada um deles para não ter dúvidas sobre qual é o certo para cada situação facial. Porém, é fundamental que um profissional especializado no tratamento de pele seja consultado antes de começar a usar produtos que contenham ácidos.


Outro detalhe sobre o uso desse produto é que normalmente, após ser aplicado na pele causa uma descamação. Isso quer dizer que a pele passou por uma renovação de ciclo fora do seu ciclo normal que costuma ser a cada 21 ou 28 dias. Sendo assim, o ácido trabalha a camada mais profunda da pele, estimulando a produção de colágeno e eslatina. Os ativos também proporcionam uma esfoliação na pele e isso faz com que as células mortas sejam removidas e previne o aparecimento de cravos e espinhas.


Mas, vale ressaltar que apesar de apresentar muitos benefícios para a pele, o uso do ácido necessita de acompanhamento profissional, principalmente pelas variedades que existem e por cada um ter sua finalidade. Além disso, o uso incorreto dessas substancias podem agravar os problemas na pele.


Neutrogena


Conhecido como vitamina C, o ácido ascórbico é um dos ativos mais potentes e antioxidantes. Com o objetivo de neutralizar os radicais livres, o produto reforça a fotoproteção e preveni o envelhecimento precoce. Seu uso também ajuda no clareamento da pele, uma vez que ele uniformiza o tom natural da mesma e também estimula a produção de colágeno.


Ácido retinóico


Muito usado em diversas fórmulas de dermocosméticos, o ácido retinóico não tem ação clareadora direta. No entanto, ele auxilia na renovação celular, o que faz com que as células jovens recebam a oxigenação adequada e cheguem nutridas à superfície da pele. Dessa forma, aliado a outras substâncias clareadoras, o ácido retinóico pode ajudar a eliminar as células manchadas.

Ácido glicólico


Esse ácido trata-se de um alfa-hidroxiácido e contém forte ação esfoliante que ajuda na renovação celular e na hidratação da pele. Seu uso pode ser um ótimo complemento no tratamento de manchas na pele, pois, auxilia na diminuição da espessura da pele, favorecendo a ação de substâncias clareadoras. O ácido glicólico também é um dos que mais contribuem para o rejuvenescimento da pele.


Ácido salicílico


O salicílico é um beta-hidroxiácido, com propriedades altamente esfoliantes e seborreguladoras. Desse modo, ele ajuda a diminuir o espessamento da derme, evita a contaminação por bactérias e promove uma renovação celular. Além de eliminar o excesso de oleosidade, que contribui para o tratamento da acne.

Ácido ferúlico


Pode-se dizer que esse ácido é uma substância fenólica, com propriedades altamente antioxidantes e clareadoras. Portanto, quando aliado com a vitamina C e vitamina E, o ácido ferúlico ajuda na prevenção da vermelhidão pós exposição solar, prevenindo o aparecimento de rugas e uniformizando o tom natural da pele.

Ácido dioico


Possui ação calmante e antibacteriana e isso contribui para o clareamento da pele, melhorando a aparências das imperfeições, e principalmente das manchas de acne.

Ácido cítrico


Esse é outro ácido com alfa-hidroxiácido, o cítrico é um dos principais componentes dos peelings químicos. Isso porque ele ajuda na renovação das células da derme, e consequentemente contribui para o seu clareamento.


LHA


A substância LHA está presente em vários produtos dermocosméticos. Isso porque o derivado lipofílico do ácido salicílico tem ação queratolítica, que ajuda a prevenir a formação de cravos, além de contribuir para o controle da oleosidade da pele.


Ácido hialurônico


Muito conhecido entre os produtos para a pele como componente essencial para a pele. O ácido ajuda na hidratação da pele, melhorando a sua aparência e suavizando as linhas de expressão e rugas.

Ácido tranexâmico


Eficaz no clareamento da pele, é um dos melhores ácidos para o rosto no que diz respeito ao tratamento de manchas resultantes de um processo inflamatório.


Ácido kójico


O ácido kójico tem ação inibidora da produção da melanina, o que ajuda no seu clareamento e uniformização. Muito indicado para o tratamento de manchas na pele, além de ser muito eficiente nos cuidados com hiperpigmentação sem causar irritação.


Ácido azelaico


Esse ácido é uma boa opção clareadora mais suave, podendo ser usada até por mulheres grávidas. Ajuda a melhorar, controlar e clarear o melasma, muito comum durante a gravidez. Ele atua nas células produtoras de melanina, interrompendo o seu desenvolvimento.

Ácido fítico


O ácido fítico atua de forma muito parecida com a Vitamina C, sendo um inibidor muito eficiente da tirosinase, que diminui a produção de melanina. É considerado um dos ácidos mais seguros para o rosto, além de ter ação progressiva.

Ácido tricloroacético


E por último o ácido tricloroacético, que apesar de ser muito eficaz no tratamento das manchas de pele, é um ativo muito agressivo. Sendo assim, o procedimento só deve ser realizado em clínicas especializadas que fazem peelings.

Cuidados


Independentemente da forma que forem usados, os ácidos para o rosto tendem a sensibilizar a pele. Por isso, é essencial fazer o uso de protetor solar após o uso, afim de proteger a pele contra a radiação solar e evitar o surgimento de novas manchas.

Se você atua na área da estética e deseja ampliar suas técnicas e procedimentos estéticos esse é o momento certo para começar sua pós-graduação. Matricule-se na especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" no Instituto Monte Pascoal. Aperfeiçoe seu conhecimento e se torne referência no ambiente profissional.



Fonte: R7

Imagem: 123RF