A flacidez e o envelhecimento da pele é algo que não dá para parar, pois, conforme os anos vão passando a tendência que esse problema vá se agravando. Mas, sabemos que há tratamento para melhorar o aspecto da pele, e a nova aposta é procedimento com uso do ultraformer, um equipamento de ultrassom de última geração capaz de promover o rejuvenescimento facial em poucas sessões.


O tratamento feito com o ultraformer deixa a pele do rosto com um efeito lifting sem que seja necessário fazer cortes ou recorrer a processos cirúrgicos. O método utilizado por meio do equipamento tem feito sucesso entre as famosas, como a atriz Juliana Paes.


"O ultrassom micro e macro focado é considerado revolucionário porque é uma evolução do ultrassom. Esse tratamento não é invasivo e proporciona resultados bem interessantes. Em minha opinião ele proporciona melhor resultado que os ultrassons existentes no mercado", conta a médica dermatologista Karina Mazzini.


De acordo com a dermatologista a tecnologia do equipamento atua fazendo uma remodelação e estimulação do colágeno de maneira preventiva e natural. "Uma das coisas interessantes é que esse ultrassom atua no músculo proporcionando firmeza. É possível fazer um lifting facial, por exemplo, sem corte".


Já para a dermatologista Isabella Redighieri, antes desse aparelho a flacidez era tratada por meio de cirurgia ou de bioestimuladores. Ela enfatiza que o ultrassom, micro e macrofocado é o que há de mais revolucionário no combate ao problema. "O aparelho entrega uma energia térmica em um ponto focal, criando uma zona de coagulação em uma profundidade específica. É capaz de tratar todas as camadas da pele e o smars, que é a camada mais superficial do músculo, levando a uma retração e a uma ancoragem muscular", explica.


O tratamento também possui outros benefícios além de estimular o colágeno e deixar a aparência da pessoa mais jovem. "Ele melhora o contorno facial, que vai ficando apagado com a idade, e evidencia projeções que embelezam o rosto. As ponteiras macrofocadas atuam na quebra das células de gordura, podendo ser associadas ao tratamento nos casos de rostos mais volumosos, ou áreas do corpo com acúmulos de gordura. A tecnologia atinge uma temperatura de 75,4ºC na área tratada, que causa coagulação do tecido e ativa o sistema imunológico loca, estimulando o processo de cicatrização e reparação tecidual, induzindo a formação de um novo colágeno de forma duradora", esclarece Isabella.


A especialista Karina também percebe muitas vantagens: "Ele aumenta a firmeza muscular e tem uma ação interessante na gordura corporal. Por isso, pode-se aplicar no abdômem e em várias partes do corpo com gordura. Ele proporciona, por exemplo, afinamento da face com maior teor de gordura. "

As áreas mais tratadas entre o rosto e o corpo são: testa, bochecha, pálpebras, pescoço, colo, braço, costas, abdômen, flancos, culotes, bumbum, coxas, panturrilhas e joelhos. Além disso, a dermatologista Issabella afirma que o estímulo para a formação de colágeno pode durar até seis meses. Outra serventia do procedimento é que ele possui o chamado downtime, isso significa que o paciente volta para sua rotina diária normalmente, pois, a superfície da pele não é atingida com o procedimento.


Resultados


Os resultados são visíveis por volta de 30 a 40 dias. Especialistas dizem que há certos protocolos para cada tratamento. "No rosto, as ponteiras utilizadas são as microfocadas. No corpo, as macrofocadas. No rosto magro, onde não atuamos na gordura, usamos só a ponteira de flacidez. Ao passo que se temos um rosto com mais gordura, vamos usar a ponteira de gordura e flacidez. No corpo a mesma coisa. Se o tratamento é para um abdômen flácido, uso a ponteira macrofocada", explica Karina.


Karina também ressalta que o intervalo entre uma sessão e outra é de 10 a 12 meses. Já o corpo pode ser feito uma vez no mês a depender do que o paciente apresenta. "Respeitar isso é importante porque é feito um estímulo grande e é preciso esperar os resultados proporcionados a partir dessa indução", declara a dermatologista.


Outro detalhe é que o tratamento pode ser realizado para reparar a flacidez abdominal depois do parto e durante o tempo de amamentação. "Os resultados para flacidez abdominais são muito bons, e ainda mais quando associados aos bioestimuladores injetáveis" ressalta a médica.


Vale esclarecer que apesar do procedimento ser feito com a paciente amentando, não é recomendado durante a gravidez, nem em pacientes com histórico de câncer recente. Karina indica a consulta ao oncologista nesse caso.


O procedimento dói?


Sim, o tratamento dói um pouco. Porém, a dor pode ser amenizada com uso de anestésico tópico, que deixa o procedimento tolerável, segundo a dermatologista Isabella. "Algumas áreas são mais sensíveis, como a papada, e outras menos, como as áreas corporais".

Se você atua na área da estética e deseja ampliar seus procedimentos e seu conhecimento, esse é o momento certo de começar sua especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" no Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista no assunto e faça a diferença no meio profissional.


Fonte: A Gazeta

Imagem: 123RF