O colágeno tem como uma de suas funções deixar a pele mais firme e sustentada, assim como manter nossos tendões, cartilagem e tecido conjuntivo em ordem. Mas, sabemos que com o passar dos anos a tendência é que a produção dessa proteína seja reduzida causando flacidez e um certo caimento da pele. Dessa forma, uma boa alimentação é fundamental principalmente quando os próprios alimentos ajudam a estimular a produção de colágeno. Por isso, saiba quais são e comece a consumir as comidas que são aliadas da pele saudável.


Pode-se dizer que o corpo usa uma série de "ingredientes" em sua "receita" para produzir o colágeno. E, mesmo que a pessoa faça ingestão de suplementos com aminoácidos, a fonte prioritária de matéria-prima deve vir dos alimentos. Todos os ingredientes são fundamentais, senão a produção não vai acontecer. Precisamos oferecer nutrientes como como vitamina C, silício orgânico, vitaminas e minerais.

Nesse sentido, o nutricionista clínico Lázaro Medeiros, especialista em genômica nutricional, explica que é preciso dar ao corpo o que ele precisa para fabricar o colágeno, e os alimentos que podem ajudar nisso são:

Frango


Diversos suplementos de colágeno têm o frango como fonte de aminoácidos. Sendo assim, nada melhor do que comer essa fonte de proteína no dia a dia com frequência. O alimento também é uma boa opção por ter baixa gordura.


Clara de ovo


A clara é uma fonte rica de prolina, um dos ingredientes importantes na produção do colágeno.


Frutas cítricas e tropicais


Uma das propriedades importantes para a produção de colágeno é a vitamina C, sendo abundantes no limão e na laranja. Outras boas opções de frutas tropicais são: manga, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola. A vitamina C também interfere na qualidade do colágeno deixando mais firme e saudável. Além da laranja, a tangerina também é fonte de silício, nutriente importante para o colágeno.

Feijão e lentilha + arroz


O feijão contém aminoácidos necessários para a síntese do colágeno, além de ser rico em cobre, outro nutriente importante na equação. Já a lentilha também é rica em proteínas. A união do arroz com o feijão fornece todos os aminoácidos que o corpo necessita e fica bem completo.

Semente de linhaça


Esta semente é fonte rica em ômega 3, que ajuda na elasticidade da pele. Além disso, é fonte de tiamina, manganês e magnésio.


Folhas verde escuras


Fonte de vitaminas A, C e K, ferro, cálcio e magnésio. Também são ótimas fontes de fibra para a dieta também. Um exemplo dessas folhas são a couve e o brócolis.

Castanha de caju, castanhas e nozes


A castanha de caju contém zinco e cobre, esses nutrientes são necessários para a produção de colágeno. Não precisa comer em excesso, já que também é calórica, mas um pouco por dia já é suficiente. Enquanto as castanhas e nozes são fonte de silício, outro nutriente usado na síntese da proteína.

Quinoa


É um alimento de alto valor biólogo, contém todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa. Ela também é fonte de cálcio, ferro, ácidos graxos, ômega 3 e 6 e zinco. Uma dica de uso é substituir o trigo por quinoa na receita de tabule ou de quibe de forno.


Alho


O alho é uma ótima fonte de enxofre, elemento essencial para a produção do colágeno. O alimento também contém taurina e ácido lipólico, que ajuda a reparar fibras colágenas danificadas.


Se você atua na área da estética e sabe que os procedimentos estéticos precisam estar alinhados como uma boa alimentação, que tal aprofundar seus estudos nessa área e fazer a diferença no mercado da saúde e beleza? Conheça a especialização em Terapia Ortomolecular e Fitoterápica "Ênfase na Prática Clínica" do Incursos e faça sua matrícula. Seja um especialista no assunto e se torne a referência no meio profissional.



Fonte: UOL

Imagem: 123RF