A maioria das pessoas que fazem uso de maquiagem, certamente, já chegou muito exausta de algum evento e acabou dormindo sem tirar a make, mas, o que muitas não sabem é que isso pode trazer malefícios para a pele. A remoção da base, rímel, batom, blush, iluminador e demais itens usados na face precisa ser feita, pois, quando não temos esse cuidado a derme reage de forma negativa.


Durante o momento de sono, geralmente, a pele está fora do contato de seus principais agressores, como: poluição, estresse, fadiga, exposição à luz solar e artificial, entre outros fatores prejudiciais. Sendo assim, é nesse período que a derme pode descansar e se autorreparar.


Nesse sentido, é importante que o rosto esteja livre também de componentes que possam ser prejudiciais a seus processos naturais, e um deles é a maquiagem. Por isso, confira o que acontece quando a make não é retirada antes de dormir.

O processo reparatório das células é interrompido


Só para frisar o que foi mencionado acima, é durante à noite que a pele está livre de impactos externos e pode se regenerar de forma plena. No entanto, quando a obstruímos com maquiagem, estamos impedindo que o processo reparatório das células aconteça adequadamente. Essa atitude com o passar do tempo contribui para o envelhecimento precoce e, de maneira mais rápida, para o ressecamento e sensibilidade da derme.


A oleosidade aumenta


Quem já dormiu sem fazer a devida remoção da maquiagem, pode ter percebido que a pele ficou mais oleosa. Isso acontece porque além dela manter os poros fechados, impedindo a respiração da derme, quando não removemos a make, consequentemente não nutrimos a pele devidamente.

Com isso, as glândulas sebáceas passam a produzir mais óleo com o objetivo de suprir a desidratação. Esta oleosidade facilita o aumento das espinhas e dos cravos de forma quase que imediata. Além disso, quando a maquiagem não é removida, deixa os poros entupidos. O que, além de formar os cravos, faz com que os poros fiquem mais dilatados e aparentes.

A pele resseca e fica opaca


Contradizendo um pouco o que foi mencionado acima, a pele realmente fica oleosa, mas, enquanto isso a derme fica ressecada e opaca. Isso ocorre porque falta hidratação e nutrientes. A pele também não consegue se autorreparar e regenerar corretamente quando há resquícios de impurezas obstruindo os poros.

Favorece as manchas e o envelhecimento precoce


Quem está passando por tratamento de remoção de manchas, tem a eficácia no tratamento menor quando dorme com maquiagem. É fundamental deixar a pele descansar e assim fazer o reparo correto durante a noite, pois, é por meio da regeneração celular que as manchas cutâneas vão sendo eliminadas.


O ressecamento provocado na derme só favorece o envelhecimento precoce. Quando a derme se encontra seca, é normal que fique mais repuxada e que não consiga fazer a síntese do colágeno, responsável por deixar a pele mais firme.


Os cílios ficam fracos e caem


O trabalho dos nossos cílios é proteger os olhos da poeira, poluição ou qualquer outra impureza do ambiente que possa trazer irritação na região ocular. Mas, quando dormimos de rímel, ou sombra, lápis, delineador e outros, a maquiagem se mistura com todas essas impurezas. Além de enfraquecer os cílios, isso também aumenta muito as chances de infecções oculares.

Muitas pessoas que já dormiram com máscara de cílios, certamente sentiu ao acordar um pouco de coceira, desconforto, inchaço nas pálpebras ou até vermelhidão nos olhos, o que é muito prejudicial para a saúde dessa área da face.

Qual a melhor forma de remover a maquiagem?


Com as diversas possibilidades de tirar a make, não existe uma melhor opção. Por isso, para fazer a limpeza da pele algumas opções são: óleos de limpeza, demaquilante líquido, lenços demaquilantes, água micelar e até mesmo o próprio sabonete líquido.

Se você atua na área da estética e é apaixonado (a) por procedimentos estéticos capazes de melhorar os aspectos da pele deixando-a mais harmônica, o Instituto Monte Pascoal tem a pós-graduação certa para você. Conheça e matricule-se na especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" do Instituto Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e se destaque no meio profissional.



Fonte: Bleeza

Imagem: 123RF