Os nutracêuticos são um mix de nutrientes contidos em cápsulas ou comprimidos que trazem benefícios à saúde, como a prevenção e o tratamento de doenças. Esse termo deve-se a junção da palavra nutriente e farmacêuticos. Além disso, os nutracêuticos possuem efeitos antioxidantes que previnem os processos de envelhecimento, melhoram a hidratação e qualidade da pele. E, claro, ajudam a melhorar os resultados de tratamentos cosméticos.


Dentre os benefícios proporcionados pelos nutracêuticos estão:


Vitamina D


Protege a pele e deixa os ossos saudáveis. Isso porque a nossa pele é capaz de sintetizar vitamina D, mas acaba pagando um preço muito caro para isso, pois raios solares que possibilitam a fabricação da vitamina são os mesmos que a agridem, causando problemas como câncer de pele, manchas e rugas. Mas, é possível conseguir esta vitamina por meio de cápsulas, podendo ser associada ou não com o cálcio.


Vitamina E


Apesar de não ser fácil de ser ter em uma dieta, a vitamina está muito presente nas nozes. A exposição ao sol degrada rapidamente a vitamina E presente no nosso corpo, por isso há necessidade da sua reposição diária.

Vitamina C


Ajuda a evitar que a pele fique manchada, pois atua na síntese da melanina, pigmento acastanhado da pele.

Biotina


Também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou B8, faz parte do complexo B. Ela age diretamente na formação da pele, cabelos e unhas, e pode ser encontrada no arroz integral, frutas, nozes, ovos, carnes e leite. A carência de biotina causa inflamações na pele e couro cabeludo.

Selênio


Algumas dietas não possuem esse mineral. No entanto, é importante que o selênio esteja presente nos suplementos vitamínicos. Estudos realizados mostraram que a sua deficiência leva a dermatites e queda de pelos.

Cobre e zinco


Também devem estar presentes na nossa suplementação, apesar da sua deficiência ser mais rara nos seres humanos.

Ômega 3 e 6


Presentes no óleo de linhaça e de peixe, e castanhas. Esses óleos são ricos em ácidos graxos essenciais. Sua deficiência está associada com algumas doenças mentais, imunológicas e de pele, além de hipertensão e hiperlipidemia.

Polifenóis ou compostos fenólicos


Refere-se a um amplo e numeroso grupo de moléculas encontradas em hortaliças, frutas, cereais, chás, café, cacau, vinho, suco de frutas. São consideradas substância antioxidantes, isto é, previnem o envelhecimento do organismo.


Se você atua na área da estética e deseja aprimorar seu conhecimento, inclusive na área nutricional, saiba que o Instituto Monte Pascoal possui a especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" que conta com o módulo de Prescrição em produtos cosmecêuticos dermatológicos e fitoterápicos, nutricosméticos e nutracêuticos. Além deste módulo a pós-graduação possui vários outros que vão fazer de você um (a) especialista preparado (a) para atuar no mercado de trabalho. Então, aproveite e faça já sua matrícula.


Fonte: Folha de Goiás e Dermatologia & Saúde

Imagem: 123RF