O melasma são manchas escuras com tom acastanhado que aparecem em certas áreas do rosto como a região da testa, buço, bochechas e mandíbulas. Apesar de sua origem ainda ser desconhecida, o melasma possui diversas causas, como por exemplo, alta exposição solar, calor, estresse, hormônios, irritação da pele, medicamentos, entre outros fatores. As mulheres, principalmente entre 25 e 50 anos, que já possuem essas manchas costumam perceber que elas acabam ficando mais escuras durante o verão, já outra parte do público feminino que não tem melasma deseja evitar o seu aparecimento. A boa notícia é que alguns cuidados podem reduzir este agravamento e também prevenir. Confira!

A principal dica para aproveitar o verão seja indo à praia ou tomando banho de piscina, é o uso de filtro solar. Para escolher as melhores opções, o ideal é que o protetor tenha as seguintes características:


Filtro orgânico ou fisíco;


Filtro com proteção para a radiação UVA, UVB e luz visível;


Filtro com FPS ou PPD alto 60/30;


Filtro com pigmento para proteger da luz visível;


Filtro com alta cobertura e potencial para esconder o melasma.


Entre as alternativas disponíveis, o filtro orgânico ou físico reflete a luz do sol e a impede de agredir a pele. Já o filtro químico, possui uma molécula que interage com a radiação solar e transforma a mesma em calor que em algum grau piora o melasma.

A luz visível representa 40% da luz solar e está presente nas lâmpadas, computadores e telefones celulares provocando o escurecimento da pele. Esse tipo de luz pode favorecer o escurecimento do melasma, por isso é fundamental que o protetor solar voltado para o tratamento dessas manchas tenha coloração que as esconda. Se o filtro solar usado para tratar o melasma não tiver cor, a pele não estará protegida, mesmo que as outras características do produto sejam ótimas.


Para quem deseja curtir o verão com mais proteção pode apostar em roupas com proteção UV, bonés e chapéus. Também pode ser usado antioxidantes sistêmicos como "Polypodium Leucatomos", Vitaminas C, Vitamina E, Pomegranate e Picnogenol, e cremes clareadores.


Já em relação aos procedimentos estéticos para reduzir as manchas causadas por melasma, algumas opções são o peeling, laser e microagulhamento. Mas, vale lembrar que em alguns tratamentos é necessário evitar a exposição solar sendo mais recomendado fazer em estações mais frias como o inverno.

Se você trabalha na área da saúde, mas, deseja começar a atuar na área estética, o Instituto Monte Pascoal tem a pós-graduação certa para você. Matricule-se na especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal". Se torne um (a) especialista no assunto e faça a diferença no meio profissional.


Fonte: Claudia e Beleza na Web

Imagem: Envato Elements