A pele tanto do rosto quanto do corpo precisa de cuidados para se manterem com aparência bonita e saudável. Cada tipo de pele, seja ela oleosa, mista ou seca necessita de cosméticos específicos, porém, muitas pessoas acabam substituindo esse uso optando por receitas caseiras que parecem ser ótimas, mas, na realidade não ajudam em nada. Por isso, confira os produtos que não devem ser utilizados no rosto.


1- Leite materno


Sabemos que o leite materno é destinado para a alimentação exclusiva dos bebês, mas, com a promessa de que este alimento pode reduzir a presença de acne e acalmar a pele, as pessoas começaram a aderir esta ideia.


Apesar de não fazer mal, o ideal é utilizar produtos próprios para a pele que contenham ácido láurico, composto útil para a pele presente no leite materno. Portanto, deixe o leite materno para os bebês até porque, algumas mães possuem dificuldade para amamentar e precisam de doações para alimentar seus filhos.

2- Água oxigenada


Utilizado com a expectativa de combater as espinhas, a água oxigenada pode causar danos para as células da pele. Isso inclui os fibroblastos, que auxiliam a formação de tecidos e a cura de feridas. Outra contraindicação é utilizar o produto para higienizar cortes e arranhões. Em seu lugar, faça uso da boa e velha dupla: água e sabão.

3- Desodorante


O excesso de suor no rosto realmente gera incômodo, no entanto, passar desodorante na face para amenizar a situação não é uma estratégia eficaz. Essa atitude pode obstruir os poros e até mesmo causar uma reação alérgica, já que a pele do rosto é sensível. Para reduzir a transpiração no rosto o ideal é consultar um dermatologista ou um profissional especializado em saúde estética.


4- Tinta de cabelo


Ao pintar o cabelo, muitas pessoas também pintam as sobrancelhas com a mesma tinta para que os dois fiquem com a mesma tonalidade. Porém, a tinta capilar não é segura o bastante para ser utilizada nas sobrancelhas.


Tingir as sobrancelhas com tinta de cabelo pode queimar a pele ou irritar os olhos. Dessa forma, para ficar com as sobrancelhas bonitas opte por produtos que sejam voltados para isso.


5 – Urina


Parece até mentira, mas, tem pessoas que passam urina no rosto porque o ‘xixi’ contém ureia, substância presente em cremes. O que ainda não sabem é que a ureia inserida nos cosméticos é feita em laboratório.


A substância aumenta a capacidade da pele de absorver e reter umidade, mas acredita-se que a urina não tenha ureia suficiente para trazer benefícios neste sentido. Então, nada de passar xixi no rosto, ok?

6- Spray de cabelo


A ideia de utilizar o spray capilar para fixar a maquiagem no rosto é péssima e não deve ser feita. Os ingredientes do produto podem ressecar a pele ou resultar em uma reação alérgica. Para fixar a maquiagem ou obter qualquer outro efeito no rosto, use itens específicos para o rosto.

7- Suco de limão


Por mais que o limão contenha vitamina C, ingrediente muito usado nos produtos de beleza, passar a fruta no rosto é errado. O líquido do limão é ácido e pode irritar o rosto. Além disso, existe a chance de ter queimadura caso o limão não seja completamente extraído do rosto e a pessoa saia no sol.


8- Óleo de coco


Assim como o leite materno, o óleo de coco também possui ácido láurico. Mas, além desse elemento o óleo possui aproximadamente 90% de gorduras saturadas, que podem obstruir os poros.


9- Cola


As máscaras faciais feitas à base de cola branca além de não funcionar, podem irritar a pele e romper pequenos vasos sanguíneos. Por isso, é melhor utilizar máscaras próprias para o rosto e evitar possíveis danos na pele.


10- Esmalte


Algumas pessoas já utilizaram o esmalte para pintar o rosto e ir para o carnaval ou para uma festa à fantasia, porém, essa pintura pode prejudicar a pele. Isso porque, boa parte dos esmaltes possui as substâncias acetato e formaldeído, que podem gerar irritações na pele.

Outro detalhe é que para tirar o esmalte do rosto, será preciso usar removedores de esmalte. Esses produtos contêm compostos ainda mais agressivos como as acetonas, que podem causar ainda mais danos na pele.

Se você atua na área da saúde /estética e conhece procedimentos muito mais eficazes para tratar a pele facial, que tal ampliar seu conhecimento e começar sua pós-graduação? Conheça e faça a sua matrícula na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista e se destaque no meio profissional.



Fonte: Mundo Boa Forma

Imagem: 123RF