O mercado de procedimentos estéticos tem aprimorado suas técnicas ano após ano fazendo com que certas cirurgias plásticas sejam trocadas por tratamentos como a harmonização facial. Nesta perspectiva, o tratamento com fios de sustentação absorvíveis é uma opção para tratar a flacidez facial com o reposicionamento de tecidos e a estimulação de novo colágeno, promovendo o rejuvenescimento da pele, redefinindo linhas, marcas e contornos faciais.


Elaborado à base de ácido polidioxanona (PDO) e ácido Poli L Lático (PLLA), os fios de sustentação quando bem indicado traz ao paciente resultados bastante interessantes e um rejuvenescimento visível à face. Além disso, o ácido polilático é um polímero completamente reabsorvível e biocompatível com tecidos humanos. A aplicação de "fios" de ácido polilático na face e pescoço propõe efeito lifting natural imediato e restauração progressiva do colágeno perdido.

Tipos de fios de sustentação


Fios PDO


Os fios de PDO são feitos de polidioxanona, um material sintético e absorvível pelo organismo. O tratamento é indicado, principalmente, para quem deseja ter um efeito de lifting na pele e na região aplicada, já que esse procedimento realiza a bioestimulação de colágeno.

Fios silhouette


Desenvolvido com ácido polilático (PLLA), o tratamento promove o efeito lifting instantâneo após a aplicação, respeitando os contornos e traços do rosto. Isso porque, além de proporcionar o estímulo de colágeno na pele, os fios silhouette possuem micro cones que aderem na camada subcutânea da pele.

De acordo com a dentista e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, Maria Geovânia Ferreira, o resultado dos fios de silhouette é mais duradouro, podendo ter sua absorção prolongada de doze a dezoito meses. Enquanto os fios de PDO, a especialista explica que eles possuem menor durabilidade, variando de seis a oito meses, e seus resultados e efeito de lifting não são imediatos como no caso dos fios de silhouette.

Onde aplicar os fios de sustentação?


Segundo Maria Geovânia, ambos procedimentos, fios de PDO e fios de silhouette, são indicados principalmente para tratar áreas de flacidez na derme. "O uso dos fios de sustentação produzem o reposicionamento dos tecidos que, ao longo dos anos, apresentaram queda", explica a especialista em estética. Dessa forma, os locais mais indicados para a aplicação do produto são:

Olheiras,

Sobrancelhas,

Contorno do rosto,

Pés de galinha,

Bigode chinês,

Contorno da mandíbula,

Bochechas.


André Borba, médico cirurgião e membro titular da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética, explica que a aplicação dos fios de sustentação se dá através de anestesia local tópica e injetável, utilizando uma microcânula que faz pequenos furos no rosto do paciente, de forma a inserir de 4 a 8 filamentos conforme o grau de flacidez.

Quem pode usar os fios de sustentação?


O médico cirurgião, André Borba, esclarece que o procedimento pode ser realizado em todos os pacientes com flacidez, e ainda, que este tratamento pode ser combinado com outras técnicas estéticas, como bioestimuladores de colágeno.

Cuidados após o procedimento


André, afirma que é normal que a região onde o produto foi aplicado fique sensível e com aspecto inchado, além de apresentar pequenas assimetrias. Conforme a substância for aderindo na pele e cicatrizando, tudo se normaliza e o resultado já pode ser notado.

Para que o paciente tenha uma recuperação plena do procedimento, é necessário seguir algumas recomendações, como:

Evitar movimentos e contrações faciais bruscas,

Não massagear a pele,

Evitar fumar,

Evitar atividades físicas,

Evitar dormir sobre os fios por pelo menos sete dias.

A aplicação de fios absorvíveis possui algum risco?


De maneira geral, o procedimento com fios de sustentação não traz riscos. No entanto, é fundamental procurar profissionais devidamente qualificados e treinados para a aplicação da técnica, além de ser imprescindível respeitar os casos de contraindicação.

Entre os possíveis perigos existentes, pode ocorrer infecções. Nesses casos, é preciso buscar ajuda médica para tratar da infecção. "Se for aplicado muito superficialmente, o fio pode ficar visível e, caso seja colocado num plano mais profundo, pode lesar artérias, veias e nervos", completa a dermatologista Fabiana Seidl.

Percebeu o quanto é importante ter um profissional bem capacitado para realizar procedimentos estéticos? Portanto, se você atua na área da saúde e deseja aprofundar seu conhecimento na área estética e fazer a diferença no mercado de trabalho, conheça e faça sua matrícula na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Seja um especialista no assunto com uma pós-graduação de qualidade.


Fonte: Minha Vida e Farmácia Estética

Imagem: Envato Elements