A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, tem ganhado o público tanto feminino quanto masculino que buscam amenizar as rugas e linhas de expressão, deixando a pele com aspecto rejuvenescido. Esta toxina é produzida pela bactéria Clostridium botulinum, na qual, é aplicada com o uso de injeção em quantidades bem pequenas, em um músculo facial específico, causando um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas.

Toda ação do botox tem relação com contração muscular, ou seja, ele é usado para paralisar músculos. Por isso, é indicado para a atenuação das rugas dinâmicas, também conhecidas como rugas de expressão: elas aparecem quando contraímos alguns músculos como a testa, entre as sobrancelhas e nos chamados pés de galinha. Pode também paralisar qualquer músculo esquelético, mas a dose teria que ser maior e, como toxina, é preciso cuidar para não alcançar a dose tóxica, na qual, é muito maior do que a usada na estética.

Como o tratamento envolve injeção em quantidades muito pequenas nos músculos subjacentes para imobilizá-los, o procedimento é bem tolerado, e a aplicação e recuperação são rápidas. No entanto, certos efeitos colaterais duram em torno de três a sete dias após ser aplicado no músculo facial havendo possibilidade de surgir dor ou edema em torno do local da injeção.


Já os resultados começam a aparecer entre sete a 14 dias após o tratamento e esse efeito costuma permanecer de três a seis meses até ir desaparecendo gradativamente, enquanto a ação muscular retorna. Com aplicações em intervalos regulares, o músculo pode enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.

A aplicação precoce da toxina ajuda a evitar a formação de rugas na pele e a formação dos sinais de expressão mais profundos. Em relação a idade para começar a realizar o procedimento com toxina botulínica, não existe um padrão estabelecido, mas, muitas pessoas aderem o tratamento quando as rugas começam a surgir por volta dos 25 a 30 anos.


Além de ser indicado para amenizar linhas de expressão, rugas profundas, e para o reposicionamento das sobrancelhas, a aplicação de toxina botulínica também pode aliviar a transpiração excessiva com injeções altamente diluídas diretamente na pele das axilas ou na pele nas palmas das mãos e plantas dos pés. A aplicação paralisa as glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pela transpiração excessiva. Uma única sessão de tratamento pode fornecer meses de alívio. Especialistas acreditam que as injeções podem ser repetidas indefinidamente, uma ou duas vezes por ano.

Vale ressaltar também que o botox não é aplicado nas maçãs do rosto, nem no bigode chinês, essas áreas do rosto são feitas com uso de preenchimentos ou bioplastia. Portanto, não há risco da aplicação de toxina botulínica deixar o rosto com aspecto inchado ou até mesmo artificial.

Se você atua na área da saúde / estética e deseja aprofundar seu conhecimento e ampliar sua lista de procedimentos faciais e corporais, esse é o momento certo para começar sua pós-graduação. Matricule-se na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Dê um passo à frente na sua carreira profissional e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Dicas de Mulher

Imagem: 123RF