Os procedimentos estéticos faciais vieram para transformar a vida das pessoas que desejam mudar algum aspecto na aparência que as incomodam. Dessa forma, o preenchimento e o botox são tratamentos que ajudam a rejuvenescer e dar um ar mais jovial para o visual. No entanto, apesar de ambas técnicas serem aplicadas com uso de injeção suas funções e resultados proporcionados são bem diferentes. Por isso, antes de escolher entre um e outro é importante entender melhor e saber qual é o mais indicado.


Preenchimento


Conhecido também como preenchimento dérmico sua função é repor o volume perdido em certas áreas da face e ajudar a estimular o crescimento de colágeno no rosto. A aplicação melhora visivelmente o contorno do rosto, atuando, por consequência, na redução da flacidez. Em resumo, o preenchimento dá volume à pele.


Normalmente, o ácido hialurônico é a substância usada para realizar o preenchimento, no qual, pode ser aplicado no dorso do nariz para eliminar marquinhas; nas maçãs do rosto, aumentando o tônus e o volume da região; nas rugas em volta e nos cantos da boca; na região da mandíbula e das têmporas; nos lábios, repondo volume e amenizando o aspecto de boca muito fina; e nas áreas de sombra do rosto como abaixo do nariz, nas olheiras, na base da sobrancelha e na área entre a narina e o canto da boca.

A substância utilizada no preenchimento pode ser aplicada em três densidades, sendo: alta, média e baixa. Para saber qual será a densidade, o profissional especializado em saúde estética ou dermatologista precisa fazer uma análise rigorosa das regiões da face que o cliente necessita de preenchimento. Por exemplo, a área entre o nariz e a boca chamada de vinco nasogeniano costuma fazer uso do ácido hialurônico de média densidade, já para a sustentação das bochechas deve-se utilizar o ácido de alta densidade. Além disso, para manter a naturalidade vale aplicar em menores quantidades e em mais sessões, para que o efeito seja gradativo, evitando, assim, o risco de um resultado exagerado.

Entre os possíveis efeitos colaterais estão: hematomas ou vermelhidão; nódulos ou assimetria indesejável na aparência da sua pele; sentir as substâncias usadas sob a pele.


Botox


Chamado de toxina botulínica pelos profissionais, o botox age paralisando o músculo. O fato de evitar essa movimentação, acaba impedindo a contração muscular responsável pela formação da ruga. Nesse sentido, com as rugas que já existem, esse relaxamento da musculatura suaviza os vincos, traz naturalidade e um ar descansado ao rosto.


O procedimento é indicado para tratar as rugas causadas pelo movimento muscular, conhecidas como "rugas dinâmicas", tais como: as rugas na parte superior do rosto, causadas por estrabismo, sorrisos ou fortes expressões; rugas nas linhas horizontais na testa, entre as sobrancelhas e os famosos "pé de galinha".

Outro detalhe é que o botox tem alto poder preventivo, já que a paralisação muscular que ela provoca impede a contração da região, evitando assim a formação de novas rugas. Em contrapartida, assim como qualquer procedimento, a toxina botulínica também possui riscos, como por exemplo, o exagero na dosagem e a aplicação em regiões erradas que pode resultar em pálpebra caída; efeito "máscara" com o congelamento das feições, e em assimetria, isto é, um lado ficar diferente do outro.

Qual é a duração dos procedimentos?


Os preenchimentos dérmicos podem durar de 6 meses a 2 anos, enquanto o Botox tende a durar de 3 a 6 meses. O tempo irá variar com base em vários fatores.

Qual é a melhor indicação para cada pessoa?


Como foi esclarecido acima, as diferenças entre os preenchimentos dérmicos e o Botox são bem claras. Isso significa que cada um deles trata de problemas específicos e exigem a correta indicação para alcançarem resultados satisfatórios.


Sendo assim, não é preciso necessariamente escolher entre um ou outro. Quando a paciente procura esse tipo de tratamento, geralmente, o especialista é quem vai recomendar a aplicação de um ou de ambos.

Se você atua na área da saúde e deseja ampliar seu conhecimento sobre os procedimentos estéticos e dar um novo passo na sua carreira profissional, saiba que há uma pós-graduação ideal para você. Conheça e se matricule na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação"
do Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista no assunto e se destaque no mercado de trabalho.



Fonte: Universa e Terra

Imagem: 123RF